13/02/2020

Revista Enfermagem em Foco destaca resultados do Mestrado Profissional

Edição especial trouxe pesquisas desenvolvidas por profissionais no âmbito da parceria Cofen-Capes

Conselho editorial apresentou ao plenário do Cofen a edição especial e perspectivas para a revista

A Revista Enfermagem em Foco lançou hoje (13/02)  edição especial dedicada ao mestrado profissional do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC). O número, apresentado ao plenário do Cofen, traz resultados de pesquisas desenvolvidas em diversas universidades com financiamento do programa. Com temas como sistematização da assistência perioperatória, construção de um histórico de Enfermagem para consulta pré-natal, aplicativo para classificação de tecidos de lesões por pressão, sistematização da assistência pós-anestésica, a edição contribui para produzir conhecimento, difundir informações e aperfeiçoar os serviços de Enfermagem.

Juntamente com a nova edição, a comissão editorial apresentou aos conselheiros federais ações desenvolvidas para aprimorar e dar uma maior visibilidade ao periódico. Transformar a Enfermagem em Foco em uma revista trilíngue é um dos projetos do conselho, que prevê também a criação de novas sessões na revista, dando mais espaço aos profissionais que atuam diretamente na assistência e a temas prioritários para o Cofen, e a realização de capacitação para pesquisadores no estados, visando aprimorar os artigos.

“Nosso objetivo é melhorar a classificação, atingindo excelência, e indexar a revista nas principais bases de dados brasileiras e internacionais”, ressaltou a editora-chefe, Isabel Cristina Cunha. A Revista Enfermagem em Foco, editada pelo Cofen, já melhorou sua classificação para o Qualis B1 e pretende chegar a Qualis A. Além de Isabel, a revista é editada pelo presidente do Cofen, Manoel Neri, como diretor-presidente, pelos editores associados Rosemiro Ximenes,  Carlos Leonardo Cunha, Luciano Lourenção, José Luís dos Santos e por Neyson Freire, editor de comunicação e divulgação científica.

Mestrado Profissional – Financiado 100% pelo Cofen, o maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Cofen e Capes que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da gestão em enfermagem, nova área contemplada.

 

Fonte: Ascom - Cofen