12/11/2019

Simulação de cuidado à vítima de abuso sexual aborda Enfermagem Forense

Palestra reuniu especialistas da área na tarde desta terça-feira (12)

A simulação abordou o abuso sexual como exemplo

Simulação de cuidado à vítima de abuso sexual deu início à palestra sobre Enfermagem Forense, que ocorreu na tarde desta terça-feira (12), no segundo dia de programação do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O encontro reuniu a Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Cofen e especialistas forenses da área.

Na oportunidade, na simulação foram abordadas as prerrogativas do enfermeiro forense. Desde os termos que são usados com a vítima e como são guardados os pertences foi debatido no encontro. Para a comissão, uma das práticas mais importantes dessa especialidade é evitar que o paciente seja revitimizado e reviva a agressão.

O coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Forense do Cofen e conselheiro federal, Antônio Coutinho, afirmou que a Enfermagem é essencial na elucidação nos casos de violência, uma vez que estão no cuidado direto no atendimento às vítimas.

A congressista Jailza, do Espírito Santo, perguntou, durante a palestra, se a Enfermagem Forense engloba só os enfermeiros ou se inclui os técnicos de Enfermagem. O paciente tem o primeiro contato com técnico, que tem como função observar os sintomas e sinais. De acordo com a Pesquisa Perfil da Enfermagem, divulgada em 2015, os técnicos somam 80% na área de assistência de Enfermagem na população.

Sobre a participação do técnico de Enfermagem nesta área, o coordenador da comissão ressalta que essa é uma área nova na Enfermagem e é um campo muito aberto para a categoria. “A Comissão Nacional de Enfermagem Forense não medirá esforços para que nós possamos construir isso para o técnico de Enfermagem”, observou.

Além de Coutinho, a mesa de abertura contou com participação dos integrantes da Comissão de Enfermagem Forense Carmela Alencar, Zenaide Cavalcanti e Jebson Medeiros. E, por fim, as especialistas em Juliana Musse e Luciane Martini.

Fonte: Ascom - Cofen