22/07/2015

Sonda Oro/Nasogástrica e Nasoentérica é tema de consulta pública

Cofen abre consulta pública sobre minuta de resolução que normatiza atuação da equipe de Enfermagem no procedimento de sondagem

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) convida os profissionais, pesquisadores e todos os interessados a participarem da consulta pública sobre a minuta de resolução que normatiza a atuação da equipe de Enfermagem na Sondagem Oro/Nasogástrica e Nasoentérica.

A minuta foi elaborada em resposta a consulta de usuária dos serviços saúde sobre a atualização de procedimento em laboratório ao qual foi submetida. O procedimento de sondagem é complexo, e considerado invasivo, envolvendo risco ao paciente.

Para a coordenadora da CTLN (Câmara Técnica de Legislação e Normas), Cleide Mazuela, a interlocução com a sociedade, e especialmente o mecanismo de consulta pública, é um mecanismo de importância fundamental para o aperfeiçoamento das normas.

A consulta foi aberta nesta quarta-feira (22/7) e ficará no site por 90 dias, permitindo aos profissionais de Enfermagem, às instituições assistenciais e de ensino e aos demais interessados opinarem sobre aos artigos da resolução e a norma técnica proposta, com concordância, discordância e/ou sugestão de alteração no texto.

Acesse o sistema e contribua. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema. Após as contribuições, a minuta será encaminhada para votação da plenária do Cofen.

Fonte: Ascom - Cofen