07/06/2022

Superação: Técnico de Enfermagem reencontra ex-paciente em sala de aula

Técnico conheceu paciente durante a pandemia do novo coronavírus

Passado o susto, Sr. Cardoso está estudando para ser técnico de Enfermagem

O técnico de Enfermagem Claudene Ribeiro é um dos profissionais que atuaram na linha de frente no combate à pandemia da covid-19. Com coragem e muita dedicação, foi fundamental para a recuperação de muitas pessoas, sendo responsável pelo transporte de pacientes no município de Piracuruca-PI.

Entre as histórias que ele conheceu durante esse período, está a de superação do Sr. Cardoso, um paciente de quem Claudene cuidou em um dos picos da pandemia, em 2021. Naquele momento, ele estava hospitalizado em Piracuruca e precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina.

Como habitual nesse tipo de procedimento, o paciente estava com bastante medo. Na tentativa de amenizar os temores do Sr. Cardoso, Claudene conta que procurou transmitir calma, conforto e segurança durante todo o transporte: “Pedi que ele fizesse tudo que fosse proposto pela equipe, que fosse colaborativo. Reforcei que tudo ia dar certo e que ele, em breve, retornaria para sua família, bem, recuperado”, pontuou o técnico antes de retornar à sua cidade.

O técnico de Enfermagem ainda precisou trabalhar em outras viagens, conduzindo acometidos pela covid-19 às UTI’s do HGV. Em todas elas, fazia questão de visitar aqueles que sabia que eram de Piracuruca. Foi em uma dessas visitas que recebeu a informação da alta do Sr. Cardoso, o que o deixou extremamente feliz.

Além de trabalhar no transporte de pacientes, Claudene é professor. Passados alguns meses, em visita a uma instituição de ensino que oferece curso técnico em Enfermagem uma grata surpresa: encontrou o ex-paciente matriculado.

“Aproveitei a oportunidade para contar a satisfação que era tê-lo encontrado novamente, felicitá-lo por estar fazendo um curso na área da saúde e agradecer novamente a Deus por ser tão maravilhoso”, relatou o técnico de Enfermagem e professor. O agora aluno, grato, respondeu que Claudene era a inspiração para que ele estivesse fazendo o curso.

“Fiquei sem palavras, é emocionante ouvir isso. São essas e outras que fazem com que continuemos nosso trabalho com responsabilidade, compromisso e amor. Tive um paciente e ganhei um amigo”, finalizou Claudene.

O Coren-PI entende que é fundamental dar visibilidade a histórias como a de Claudene e Sr. Cardoso. Elas são uma fonte de motivação, representatividade e contribuem para uma Enfermagem mais forte. A você, profissional de Enfermagem que faz a diferença todos os dias, o nosso reconhecimento.

Fonte: Coren-PI