22/10/2021

Teresina recebe o 3° Encontro piauiense de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Encontro debateu a valorização profissional e a qualidade dos serviços de saúde no Brasil

Qualificação e valorização profissional foram alguns dos temas abordados

Técnicos e Auxiliares de Enfermagem se reuniram em Teresina durante o 3° Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí. O encontro possibilitou amplo debate sobre a qualificação e valorização profissional e a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.

Na abertura, Tânia Maria dos Santos, que é membro da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (CONATENF/Cofen), agradeceu a oportunidade de mostrar a força e competência dos técnicos e auxiliares e sua importância para a saúde coletiva, Tânia destacou, ainda, a atuação do Cofen na luta pela aprovação do Piso Salarial.

“Neste Ato Solene que abre os trabalhos, temos a oportunidade de exaltar a profissão de Enfermagem, destacamos a coragem e o pioneirismo da presidente do Cofen, Betânia Santos, na luta pela aprovação do Piso Salarial da Enfermagem, porque lutar pela regulamentação do piso é lutar pela qualidade de vida e de trabalho dos profissionais da Enfermagem”, disse.

Enfermagem representa 60% da força de trabalho

A Enfermagem representa 60% da força de trabalho entre os profissionais de saúde no Brasil. E, nesse cenário, auxiliares e técnicos de Enfermagem são a maioria.

Marcaram presença no encontro os membros da CONATENF Emerson Cordeiro, Rodrigo Paulo Machado e Newton Cleiton Batista.

Sobre a Conatenf – Desde 2015, quando o Cofen aprovou a criação da Comissão Nacional de Técnicos de Enfermagem, o grupo passou a atuar como porta-voz do nível médio na autarquia. Com caráter permanente, a comissão possui função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicos de Enfermagem.

Fonte: Ascom - Cofen