29/06/2020

Universidades abrirão em agosto seleção para mestrados Cofen/Capes

Segundo edital da parceria Cofen/Capes contemplou 25 programas, em todas as regiões do Brasil

As universidades contempladas pelo edital 2 do  programa de financiamento de Mestrado Profissional Cofen/Capes abrirão, em agosto, seus editais para a seleção de enfermeiros. Vinte e cinco programas de mestrado profissional oferecidos por 20 universidades de todas as regiões do Brasil foram contemplados. O edital 2 inovou com a previsão de mestrado fora de sede, que visa garantir vagas para as regiões prioritárias, a exemplo da Amazônia Legal.

O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. O valor repassado aos programas selecionados pela Capes financia a abertura de vagas, viabilizando a formação gratuita para os profissionais. Os 144 mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação profissional.

“O desenvolvimento de pesquisas que apresentam como resultado inovação nos processos assistenciais, como, por exemplo, protocolos baseados nas melhores evidências, instrumentos de avaliação validados, definição de processos de trabalho sistematizados, entre outros, têm contribuído significativamente na melhoria da assistência de Enfermagem”, avaliam as professoras Letícia Pontes e Mitzy Reichembach, coordenadora de um dos programas selecionados, em editorial publicado na Revista Brasileira de Enfermagem.

Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da Gestão em Enfermagem, nova área contemplada no edital 2. Confira os programas e instituições selecionados:

 

Fonte: Ascom - Cofen