05/05/2020

Universidades de todo Brasil aderem ao Mestrado Profissional Cofen-CAPES

Descentralização regional marca o 2º edital do programa

Vinte e cinco projetos de programas de mestrado profissional oferecidos por 20 universidades de todas as regiões do Brasil foram selecionados no segundo edital do Mestrado Profissional Cofen/CAPES. Nesta etapa, foram aprovados os programas que vão oferecer as vagas fora de sede, em regiões onde não há mestrado profissional, e vagas sede, nos próprios programas já existentes. As vagas são 100% financiadas pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A seleção dos candidatos será feita posteriormente pelas universidades contempladas, somente após o fim da pandemia da COVID-19.

A coordenadora da Comissão de Programa de Pós Graduação Stricto Sensu do Cofen, Mirna Frota, destaca os esforços para promover a descentralização. “O edital 2 inovou com a previsão de mestrado fora de sede, que visa garantir vagas para as regiões prioritárias, a exemplo da Amazônia Legal”, explica. “O edital funciona, sobretudo, como incentivo para que as universidades dessas regiões criem novos programas”. Dois mestrados profissionais já foram implementados na Amazônia – quando o primeiro edital foi lançado, em 2016, ainda não havia nenhum com este perfil na região.

“Dar continuidade ao maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e um retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais. O grande interesse das instituições e candidatos mostra que estamos atendendo uma demanda reprimida”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Cofen e CAPES que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. Os 144 mestres egressos das primeiras turmas já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação profissional.

Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde Municipal, Estadual, Federal e nas Instituições Privadas e Filantrópicas que prestem serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), o programa tem foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da Gestão em Enfermagem, nova área contemplada no edital 2.

Confira as instituições de ensino selecionadas no segundo edital Cofen-CAPES:

 

Fonte: Ascom - Cofen