24/01/2022

Universidades do Amazonas abrem vagas do Mestrado Profissional Cofen/Capes

Ao todo, a universidade estadual e federal oferecem 29 vagas para enfermeiros no estado

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) estão com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Enfermagem. Os dois editais, frutos do acordo de cooperação técnica Cofen/Capes, oferecem 29 vagas para enfermeiros do Amazonas no total.

Poderão se inscrever somente enfermeiros com registros ativos no Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, além das instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com 10 vagas disponíveis, as inscrições para seleção dos alunos do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública da UEA iniciaram nesta segunda-feira (24/01) e encerram no dia 4 de fevereiro. O edital oferta dez vagas com o objetivo de formar a turma do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem Capes-Cofen (Profen) 2022-2023. Ele terá duração máxima de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais 6 meses.

Confira o documento completo no site da universidade ou na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), localizada no primeiro andar do prédio administrativo da Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site do ProEnSP e preencher a ficha de inscrição on-line, anexando os documentos exigidos. O resultado será divulgado no dia 23 de março.

Já a UFAM está oferecendo 19 vagas para o Curso de Mestrado Profissional Enfermagem no Contexto Amazônico. As inscrições iniciam no dia 31 de janeiro e seguem até o dia 25 de fevereiro. O edital completo já está disponível.

As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário específico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico – Mestrado Profissional, considerando o horário oficial de Manaus/AM, por meio do formulário disponível.

Sobre o acordo Cofen/Capes – Maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil, o convênio Cofen/Capes apoia programas de pós-graduação da área de Enfermagem, possibilitando a oferta de vagas para formação de enfermeiros altamente especializados. Com foco na Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Gestão em Enfermagem e Tecnologia e Inovação em Enfermagem, nova área contemplada nesta terceira fase do acordo, o programa busca aperfeiçoar a assistência de Enfermagem.

Confira os links dos editais também pelo CofenPlay.

Fonte: Coren-AM