Valorização de carreira da Enfermagem foi tema do 13º Congresso de Saúde Coletiva
A necessidade de valorizar a carreira da Enfermagem e discutir o problema da precarização do trabalho foi discutida no 13º Congresso de Saúde Coletiva, realizado na semana passada, em Salvador (BA). A mesa redonda “Gestão do Trabalho e a construção de uma política integrada de pessoal da saúde para o SUS” abordou o tema.
Com a participação do coordenador do Grupo de Trabalho do Observatório de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Carlos Cunha, além dos professores e pesquisadores Francisco Campos e Wagner Campos, o painel defendeu a realização de concurso público urgente para repor perdas de força de trabalho no SUS, além de dirimir as vulnerabilidades às quais o profissional da Enfermagem está sujeito em meio às reformas Trabalhista e Previdenciária.
“É necessária a construção de política integrada de pessoal no SUS, além da reposição de quadros mediante concurso e o fortalecimento de planos de carreira. Valorizar o profissional de Enfermagem é respeitar o usuário do sistema de saúde”, afirmou Carlos Cunha.
Com tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e ocorreu de 21 a 24 de novembro no Centro de Convenções Salvador (CCS).
Fonte: Ascom - Cofen
Outras Notícias
- 28/01/2023 07:00
Cofen e Coren-RR realizam visita técnica a serviço de Saúde yanomami - 27/01/2023 13:55
Justiça determina adequação do quadro de enfermeiros em hospital baiano - 26/01/2023 13:51
Cofen alinha últimos detalhes do programa de especialização PósTec Enfermagem - 25/01/2023 17:33
Anais do 24º CBCENF já estão disponíveis online - 25/01/2023 13:04
Fake News: Cofen e Coren-RR não recrutam voluntários