Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coes vai apoiar Plano de Contingência da 6ª Conferência de Saúde Indígena

Ação do Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) acontece após convite da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), organizadora do evento

06.09.2022

Conferência Nacional de Saúde Indígena é um evento organizado pela SESAI e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Após convite da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) do Ministério da Saúde, o Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Conselho Federal de Enfermagem (Coes/Cofen) iniciou, na última quinta-feira (1/9), a construção do Plano de Contingência Sanitário que será implementado durante a 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI), programada para o mês de novembro em Brasília/DF.

O CNSI é um evento organizado pela SESAI e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Estima-se que cerca de duas mil pessoas estejam reunidas na capital federal durante a conferência. Para esta sexta edição, a expectativa é de que seja atualizada a Política Nacional de Saúde Indígena (PNASPI), com o objetivo de redefinir diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.

“Conhecer as características e particularidades de cada etnia é fator primordial para subsidiar a construção de medidas que serão utilizadas durante a conferência”, ressalta o coordenador-geral de Gestão das Ações de Atenção à Saúde Indígena, Ernani Sousa Gomes.

“Ter a oportunidade de trabalhar de forma integrada com outras autarquias que já possuem a expertise na gestão sanitária de eventos em massa e promover ações que ofertem maior segurança para a saúde dos participantes, respeitando suas crenças e costumes, representará um marco”, destaca Para Wilma Tomé, responsável pela Comissão Organizadora do evento.

“Planejar e implementar medidas sanitárias eficazes que possam garantir a segurança durante esse grande evento, respeitando a cultura e costumes de cada etnia indígena, será, sem dúvidas o maior desafio do COES neste momento de pós-pandemia da COVID-19. Portanto, devemos criar ações efetivas, conforme a dinâmica de vida comunitária dos povos indígenas, estabelecendo medidas sanitárias e de biossegurança, minimizando qualquer possibilidade de transmissão cruzada durante e após o evento”, afirma Eduardo Fernando de Souza, coordenador do Coes/Cofen.

Representando a SESAI, participaram da reunião Ernani Gomes, Jaime Valencia, Wilma Tomé, Claudeci Silva, Janete Lago, Fabrício Abreu e Cristiane Neves. Além de Eduardo Fernando de Souza, coordenador do coes, também acompanhou a reunião a integrante do comitê Mayra Gonçalves.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais