Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen se reúne com Conass para debater suspensão do Piso Salarial

Encontro pautou propostas de fontes de financiamento para custeio do Piso Salarial

08.09.2022

Esta é a primeira de uma série de encontros para reverter a suspensão da lei do Piso Salarial

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu na manhã desta quinta-feira (8/9), em Brasília, com representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). É a primeira de uma série de encontros para definição dos próximos passos a serem tomados em conjunto para apontar fontes de custeio e reverter a suspensão da lei do Piso Salarial da Enfermagem.

A Lei 14.434/2022 foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 de agosto e entrou em vigor no dia seguinte. O projeto teve amplo debate e foi aprovado pelo Senado Federal em novembro de 2021 e pela Câmara dos Deputados em maio. No dia 4 de setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) acatou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei e a suspendeu por 60 dias.

O encontro teve a presença do presidente do Conass, Nésio Fernandes e do secretário-executivo da entidade, Jurandi Frutuoso. Após a reunião, a presidente do Cofen Betânia Santos, reafirmou a viabilidade econômica do piso, amplamente demonstrada nos trâmites legislativos da proposta.

“Nos próximos dias articularemos com a atenção e dedicação necessária formas de solucionar este impasse. Todos os entes do setor privado e do público demonstraram capacidade de arcar com o custo e, em casos especiais, devem contar com o governo federal”, ponderou a presidente.

“Nosso objetivo é construir uma proposta em comum pra levar ao congresso nacional para definição das fontes de financiamento do piso salarial para o SUS”, declarou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia, Manoel Neri.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais