Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comissão de Práticas Integrativas Complementares promove projeto de autocuidado no Abril Verde

Comissão ensinou práticas preventivas de fácil realização em qualquer ambiente

26.04.2024

Integrantes da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

A Comissão de Práticas Integrativas Complementares em Saúde do Cofen (CPICS/Cofen) promoveu o Projeto Saúde do Trabalhador, nesta quinta-feira (25), no auditório da Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Durante as atividades, foram abordadas práticas de respiração consciente, automassagem, e como utilizar corretamente a aromaterapia.

O Abril Verde, capitaneado pelo Ministério Público do Trabalho (CODEMAT/MPT), busca, por meio de parcerias institucionais, realizar ações e debates sobre os problemas laborais que afetam a saúde e a segurança do trabalhador.

“Essa iniciativa estimula o autoconhecimento, beneficia a saúde mental dos funcionários e impacta positivamente no desempenho do Cofen como um todo. Manter a constância dos atendimentos é essencial para garantir um acompanhamento contínuo e aprofundado das práticas integrativas dentro do ambiente laboral”, pontuou a chefe do Setor de Recursos Humanos, Raphaela Guimarães.

Claúdia Ferreira, coordenadora da comissão, reforçou a importância da respiração consciente como uma ferramenta valiosa para lidar com o estresse e a ansiedade, evitando uma sobrecarga emocional. “Por meio das práticas integrativas, nós tentamos reduzir o estresse e os problemas ergonômicos, principalmente posturais, que surgem durante toda jornada de trabalho. O Cofen é nosso órgão normatizador, nada mais justo que apresentar aos funcionários da autarquia os benefícios dessas práticas”.

Além de demonstrar técnicas alternativas como a auriculoterapia, cromoterapia, meditação e yoga, as integrantes da comissão reforçaram que essas atividades também podem ser incluídas na rotina, tornando-se um hábito saudável não só no ambiente laboral, como na vida pessoal.

“Diversas pessoas têm alterações no apetite, no sono, na postura, que afetam diretamente o trabalho. Proporcionar essas atividades é uma forma de controlar esses malefícios e, se possível, extingui-los”, explicou Elisângela Torres, integrante da comissão.

Base Legal – A Política Nacional de  Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) foi instituída em 2006, com respaldo na Portaria MS 971/2006,  e nas portarias 849/2017 e 702/2018, que ampliam o escopo de práticas. Várias PICs já estão entre as especialidades de enfermeiros reconhecidas na Resolução Cofen 581/2018.

Atualmente, existem 29 procedimentos de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). São elas: Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação Familiar, Cromoterapia, Dança Circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de Mãos, Medicina Antroposófica, Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, Termalismo Social/Crenoterapia e Yoga.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais