Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

SUS amplia proteção contra meningite com ACWY

ACWY já era disponibilizada para adolescentes, como reforço, e agora será aplicada aos 12 meses

30.06.2025

O Brasil ampliou a proteção contra meningite, com a oferta da vacina ACWY para crianças de 12 meses no Programa Nacional de Imunização (PNI). O esquema vacinal, que inclui atualmente duas doses de vacina meningocócica C, uma aos 3 meses e outra aos 5 meses, passa a contar, a partir dessa semana, com a dose de reforço aos 12 meses da vacina ACWY. A vacina meningocócica ACWY oferece proteção ampliada contra sorogrupos da bactéria que causa a meningite.

A vacina ACWY já era ofertada para adolescentes de 11 a 14 anos no SUS. A ampliação para crianças de 12 meses, com a substituição da dose de reforço, está prevista na Nota Técnica 77/2025, que detalha os esquemas vacinais recomendados e orientações para aplicação da vacina. 

Neste ano, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Em alguns municípios, como Rio de Janeiro e São Paulo, a vacina está sendo disponibilizada também para os profissionais de Saúde.

A Enfermagem tem um papel histórico como “guardiã” das vacinas no Brasil. É responsável pela gestão da cadeia de frios, administração, prescrição de vacinas e acompanhamento de seus efeitos adversos, além da busca ativa e elaboração de estratégias para ampliar a vacinas nos territórios. São 35 mil salas de vacina, coordenadas por enfermeiros, em todo o território nacional.  

Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também oferecem proteção contra formas de meningite.

 

Fonte: Ascom Cofen, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais