Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Estudantes de Enfermagem Intercultural indígena participam de curso no Coren-SP Educação

Curso da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) forma profissionais de mais de 40 povos indígenas

21.07.2025

Estudantes do 5º período da graduação participam de treinamento no Coren-SP

“Estar aqui hoje é a realização do sonho de cada aluno aqui presente. Desde a infância eu tenho o sonho de trabalhar como profissional de saúde indígena na comunidade”, conta a estudante de Enfermagem Cleonice Nãsi Irantxe-Manoki.

Técnica de Enfermagem desde 2017, Cleonice é uma das alunas indígenas da graduação (bacharelado) em Enfermagem Intercultural Indígena da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso. Ela saiu de Brasnorte, município onde mora e trabalha, na noite de quinta-feira (17/7), chegando a São Paulo na noite de domingo (20/7).

Ao lado de outros 48 alunos do 5º semestre do curso da UNEMAT, ela ficará toda esta semana em São Paulo, onde fará um treinamento nas dependências do Coren-SP Educação – unidade educativa do Coren-SP.

Acompanhados da reitora da UNEMAT, Vera Lúcia da Rocha; da vice-reitora, Nilce Maria da Silva e da professora coordenadora do curso, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, os graduandos representam 41 povos indígenas diferentes: povos do Xingu, Xavantes, Caiapós do Mato Grosso e outros.

“O diferencial deste curso é que além de aprendermos a Enfermagem, aprendemos também um pouco da cultura de cada povo indígena, o que é necessário na hora da assistência”, completa a estudante Cleionice Nãsi Irantxe/Manoki.

 O conselheiro Marcelo Carvalho da Conceição, que em 2022 atuou na missão Yanomami, atendendo indígenas feridos em conflitos com garimpeiros, foi o responsável por coordenar todo o evento como representante do Coren-SP. Marcelo é membro da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde dos Povos Originários do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), definida pela Portaria Cofen nº 955/2024.

Capacitação inclui atividades práticas e simulações

“Este curso e esta utilização da estrutura do Coren-SP educação tem um perfil de ineditismo. Durante a semana, os alunos utilizarão os simuladores realísticos e toda a estrutura oferecida pela nossa unidade para se aprimorarem e agregarem conhecimento. Os instrutores serão todos profissionais com grande expertise nos temas das aulas, como APH, parto e assistência a gestantes, suporte básico de vida e outros”, coloca o conselheiro Marcelo Carvalho da Conceição.

A professora coordenadora da graduação em Enfermagem Intercultural Indígena da UNEMAT, Ana Cláudia Pereira Terças Trettel, explicou que essa visita de uma semana ao Coren-SP Educação “é uma forma de colocar os alunos em contato com a tecnologia. Esta experiência exigiu uma intensa preparação e logística e esperamos que se repita com as próximas turmas do nosso curso”.

Além das aulas no Coren-SP Educação, os estudantes farão visitas a instituições de saúde da capital paulista como o Hospital Sírio-Libanês.

“A interculturalidade não é obstáculo, mas uma força ao cuidado maquis justo e humano”, concluiu a vice-presidente do Coren-SP, Ana Paula Guarnieri, em suas palavras na abertura oficial do curso.

Também participaram da abertura do curso o representante da FUNAI, Ubiratan Sousa; Jane Taveira, representando a secretaria estadual de saúde de Mato Grosso e Rogério Alexandre, diretor do parque tecnológico de Mato Grosso.

Enfermagem e saúde indígena – O cuidado qualificado de Enfermagem é essencial para aumentar a cobertura e resolutividade da assistência à saúde dos povos originários. Parte significativa mora em locais de difícil acesso e enfrenta vulnerabilidade social e econômica, fatores que favorecem a prevalência de agravos como desnutrição e tuberculose, que é três vezes mais frequente na população indígena. Mortes sem assistência de saúde predominam, e a mortalidade materna supera a média nacional.

Fonte: Coren-SP

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais