Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem e a Dramaturgia

Cofen estará sempre cobrando o respeito a todos os profissionais de enfermagem

29.05.2013

“No caso da dramaturgia, especialmente as telenovelas, a estória é obra autoral de ficção, não retratando a realidade. As novelas são resultado da imaginação dos autores, portanto ilustram fantasias, sem vínculo com a realidade” nos informou a Rede Globo de televisão, em resposta a demanda do Conselho Federal de Enfermagem.

O Conselho Federal de Enfermagem, autarquia Federal que zela pelo exercício da enfermagem, torna público que tem acompanhado a exposição da categoria de enfermagem em telenovelas e, embora a Constituição da República garanta a liberdade de expressão, ainda assim é preciso considerar o contingente de mais de 1,5 milhões de profissionais, entre Auxiliares, Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros que labutam 24 horas por dia em prol da saúde da população.

Exercer enfermagem é cuidar das pessoas atendendo as suas necessidades básicas, respeitando a sua individualidade, privacidade, gravidade do seu quadro clínico e zelando por seu conforto. Tudo isto é feito com responsabilidade e ciência, protegendo, recuperando e salvando vidas.

O nosso Código de Ética ressalta que “A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida”.

Pelo exposto, informamos que o Cofen estará em estado de alerta a cada situação que coloque a profissão e os profissionais de enfermagem em situações constrangedoras ou conflituosas, cobrando sempre o respeito a esta honrosa classe de trabalhadores (as).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais