Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Anaten realiza I Encontro Regional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

Também palestraram o presidente da ANATEN Nacional, Antônio Costa (“História e desafios”) e a conselheira coordenadora da Comissão de Ética do Coren-RJ, Ana Lucia Telles “Ética no exercício da profissão”

06.09.2013

Com o apoio do COREN-RJ, da direção e do Centro de Estudos do H. F. dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro, a ANATEN-RJ realizou nesta sexta-feira (30) o seu I Encontro Regional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – ENRATEN. O auditório do hospital contou com a presença maciça de profissionais auxiliares e técnicos, alunos e coordenadores de escolas técnicas, além de entidades e de autoridades da enfermagem. Cerca de 300 p…essoas assistiram às palestras, cujo tema girou em torno da história, avanços e desafios da categoria. A organização ficou a cargo do diretor da ANATEN-RJ, Paulo Murilo Paiva, e dos diretores da entidade, enquanto a vice-diretora Maria Lucia Tanajura atuou como mestre de cerimônias.

O evento teve como objetivo divulgar, organizar, e esclarecer sobre a legislação da profissão e traçar diretrizes para melhor compreensão quanto ao exercício profissional da enfermagem. Além das palestras, o ENRATEN inovou ao apresentar esquetes de teatro com o grupo Saúde Carioca, que simulou os problemas por que passa a enfermagem no serviço. Após a exibição de um vídeo comoveu a plateia, ao lembrar os mártires da enfermagem fluminense Marcos e Edma Valadão, veio o ponto alto do evento: a emocionante homenagem à professora Maria José Bezerra de Araújo, pioneira diretora de escolas de formação em auxiliares e técnicos de enfermagem.

eraten

A convite do diretor da ANATEN-RJ e conselheiro Paulo Murilo Paiva, o presidente do COREN-RJ, Pedro de Jesus Silva, compôs a Mesa de Abertura do ENRATEN. Em sua saudação à plateia, Pedro de Jesus ressaltou a importância dos auxiliares e técnicos de enfermagem na assistência à população:

– Técnicos e auxiliares de enfermagem são a maior massa de trabalhadores de saúde do Brasil. Unidos, podem eleger ou derrubar políticos e estruturas, se desejarem. No dia em que esses profissionais reconhecerem a sua força e a importância vital que têm para a existência da saúde desse país, o tratamento dado pelas autoridades, com toda certeza, vai mudar. A classe precisa aprender que só conquistará o respeito que merece com conhecimento técnico e prático, mas, principalmente, com união.

Entre os palestrantes, a deputada Enfermeira Rejane falou sobre o projeto político da enfermagem, que visa formar um quadro de parlamentares da enfermagem no legislativo. A deputada acredita que com representantes políticos atuando nas esferas municipal, estadual e federal, a enfermagem viabilizaria a conquista de leis importantes, como a tão batalhada jornada de 30 horas, que há 13 anos espera ser votada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Também palestraram o presidente da ANATEN Nacional, Antônio Costa (“História e desafios”) e a conselheira coordenadora da Comissão de Ética do Coren-RJ, Ana Lucia Telles “Ética no exercício da profissão”.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais