Brasília sedia o 10º Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem

Numa realização da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), foi aberto na manhã de hoje (05) o 10º Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem, com solenidade ocorrida do Parlamundi, em Brasília (DF).

05.08.2010

Numa realização da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), foi aberto na manhã de hoje (05) o 10º Simpósio Nacional de Diagnóstico em Enfermagem, com solenidade ocorrida do Parlamundi, em Brasília (DF).

A ocasião foi prestigiada por autoridades, como as conselheiras federais do Cofen, Dra. Ivete Barreto (representando o presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva) e Dra. Márcia Krempel; Dra. Eloiza Sales Correia, presidente do Coren-DF; Dra. Jeanne Liliane Marlene Michel, coordenadora geral de Residências em Saúde do Ministério da Educação; Dra. Telma Leite de Araújo, coordenadora de enfermagem do CNPq; e Dra. Elisabeth Wartchow, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, na oportunidade recepcionadas pelas presidentes da ABEn Nacional e ABEn-DF, Maria Goretti Davi Lopes e Solange da Silva, respectivamente.

O evento, que se estende até o próximo dia 07, tem como tema central “Sistematização da Assistência de Enfermagem no Brasil: 30 anos na construção da qualidade no cuidar”, que será abordado através de cursos, palestras, mesas redondas e conferências.

Ao falar sobre a temática do simpósio, Dra. Jeanne Liliane ressaltou a importância da implantação da SAE para o trabalho das equipes multidisciplinares de Saúde, prática incentivada pelo Governo Federal através do Programa de Residências Multiprofissionais em Saúde, como forma se assegurar a qualidade da assistência.

A conselheira federal Ivete Barreto, por sua vez, relembrou o trabalho feito para que fosse elaborado todo o conteúdo que originou a Resolução 272/2002, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência da Enfermagem, aprovada pelo Plenário do Conselho Federal de Enfermagem sob a determinação que seja implantada em todo o Brasil.

De acordo com a referida resolução, a SAE é atividade privativa do enfermeiro, e utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade.

Fonte:
Imprensa Cofen

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais