Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Urologia: Medicina e Enfermagem promovem evento para discutir a saúde do homem no DF

Com o tema “Atenção à saúde do homem”, foi aberto na noite de ontem (04) o II Congresso de Urologia do DF e a II Jornada de Enfermagem em Urologia do DF. O momento foi marcado por solenidade realizada no Centro de Atividades Culturais e Científicas da Associação Médica de Brasília (AMBr), com as presenças do presidente da AMBr, Dr. Lairson Rabelo; do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Dr. Modesto Jacobino; do presidente da SBU/DF, Dr. Diogo Mendes; do coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Dr. Baldur Schubert; da presidente do Coren-DF.

05.08.2010

Com o tema “Atenção à saúde do homem”, foi aberto na noite de ontem (04) o II Congresso de Urologia do DF e a II Jornada de Enfermagem em Urologia do DF. O momento foi marcado por solenidade realizada no Centro de Atividades Culturais e Científicas da Associação Médica de Brasília (AMBr), com as presenças do presidente da AMBr, Dr. Lairson Rabelo; do presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Dr. Modesto Jacobino; do presidente da SBU/DF, Dr. Diogo Mendes; do coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Dr. Baldur Schubert; da presidente do Coren-DF. Dra. Eloiza Sales Correia, e da coordenadora da II Jornada, enfermeira Rosangela Corrêa Castro.

Após dar as boas-vindas aos congressistas, Dr. Modesto Jacobino falou sobre as conquistas relacionadas à saúde do homem no Brasil, graças aos inúmeros encaminhamentos de projetos ao Congresso feito pela SBU. Dentre a maior destas, o presidente destacou a inclusão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, já aprovada pelo Ministério da Saúde, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), então sancionada pela Presidência da República.

Além de ressaltar a importância de se destinar atenção para a saúde do homem, Dra. Eloiza Sales destacou a necessidade de união e integração entre as categorias de saúde, como médicos e enfermeiros, para garantir a qualidade da assistência aos seus usuários. “A presença de equipes multidisciplinares nas unidades de saúde é fundamental para que garantir a saúde do homem e da sociedade como um todo. E ao unir duas categorias em um só evento, através do congresso e da jornada, a urologia do Distrito Federal prova que está atenta e preocupada com essa questão. Por isso me sinto honrada em estar aqui hoje e parabenizo os responsáveis por este evento integrado”, elogiou a presidente do Coren-DF.

O momento foi seguido por palestra ministrada pelo Dr. Schubert, sobre “Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem”, onde este contou como surgiu a iniciativa e explanou os dados relacionados à saúde do homem no Brasil. A criação de uma política como essa se justifica no fato de que, atualmente, os homens morrem de forma mais precoce do que as mulheres. Além disso, diferente do público feminino, eles não buscam os serviços de atenção primária, o que os deixam mais vulneráveis às doenças, privados da proteção necessária à preservação de sua saúde.

Conheça mais:

Ministério da Saúde: Portaria 1.944 – Institui a Política Nacional de Atenção à Saúde no âmbito do SUS Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem

Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem

Fonte:
Coren-DF

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais