Enfermeiras anestesistas da França compartilham experiência com o Cofen

Enfermagem em anestesiologia é uma prática já reconhecida na França

04.10.2017

Enfermagem de práticas avançadas já é realidade nos países desenvolvidos e avança no Brasil

Os presidentes do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva e do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, Osvaldo Albuquerque Sousa Filho receberam em audiência as enfermeiras Christine Caltero e Laurence Moriaux, professoras do curso de Enfermagem da Universidade de Rouen na França, nesta terça-feira(4).

As francesas estão em Fortaleza/CE à convite da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) , através do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) que é realizado em parceria com o Cofen através do CAPES. O tema do encontro foi o papel das enfermeiras anestesistas na França.

Professoras do curso de Enfermagem compartilharam experiências

As professoras contaram um pouco da história da educação e profissionalização da enfermagem moderna francesa, bem como as novas perspectivas para a profissão naquele país, no que se refere à estruturação, formação e organização da profissão.

Manoel Neri afirmou ser um entusiasta das práticas avançadas de enfermagem e das possibilidades que a enfermagem brasileira pode conquistar. Em nome do plenário do Cofen, o presidente convidou as enfermeiras a participar de um simpósio a ser realizado pelo Cofen no inicio de 2018 e buscar estabelecer parcerias para o desenvolvimento da enfermagem no Brasil.

Participaram da reunião a conselheira Mirna Frota, Ricardo Costa de Siqueira (membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen), professora Karla Rolim coordenadora do MPTIE/Unifor) e professor Robert Braga, tradutor e intérprete.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais