Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Assembleia de Presidentes recebe deputado Orlando Silva

Conselhos de Enfermagem pactuaram estratégias para conter expansão do EaD

29.11.2017

Orlando Silva apresentou um panorama da situação no Congresso, e ouviu os conselhos sobre propostas de regulamentação do EaD.

 A Assembleia de Presidentes do Conselhos de Enfermagem recebeu, nesta manhã (29/11) o deputado Orlando Silva (PC do B – SP), autor do Projeto de Lei 2891/2015, que exige formação exclusivamente para os profissionais da área de Enfermagem. Proposto por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, o PL enfrenta oposição de grandes grupos empresariais internacionais que controlam mais de 90% da oferta no Brasil.

Orlando Silva apresentou um panorama da situação no Congresso, e consultou os conselhos sobre propostas de regulamentação do EaD. “Não podemos permitir que aconteça com o EaD o que aconteceu com o PL das 30h, que tramita há 15 anos sem votação. As consequências de manter a formação profissionais em condições precárias, como acontece hoje no EaD, podem afetar a segurança da população de forma irreversível”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

“Entendemos que a formação presencial em Enfermagem exige habilidade técnico-científicas e relacionais que só podem ser adquiridas com contato presencial. Se a graduação EaD é uma realidade, vejo como um avanço regulamentar, de modo a minimizar os impactos e riscos à população e preservar o interesse coletivo, assegurando padrões mínimos de qualidade e contato presencial”, afirmou Neri.

Por unanimidade, presidentes deliberaram pela manutenção da mobilização contra o EaD e pela participação na discussão de Diretrizes Curriculares

Por unanimidade dos presentes, os conselhos deliberaram pela regulamentação pela manutenção da campanha em defesa do ensino presencial e de qualidade. O Sistema Cofen/Conselhos Regionais lidera mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, e apoia também a criação de exame de suficiência obrigatório para futuros profissionais de Enfermagem.

Os Conselhos também deliberaram pela participação nas discussões das novas Diretrizes Curriculares junto ao Ministério da Educação, buscando o estabelecimento de marcos regulatórios para o ensino a distância na área de Enfermagem.

A luta da Enfermagem pela qualidade do ensino já mostra resultados. Após as denúncias consubstanciadas, o Ministério da Educação (MEC) iniciou diligências lavrando termos de compromisso que reduziram, em 75%, a oferta de vagas de graduação EaD. O Decreto 8.754/2016 incluiu a Enfermagem entre os cursos que só podem ser abertos com autorização do MEC, após prévia manifestação do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais