Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nova vacina imunizante


02.12.2010


O acordo entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a GlaxoSmithKline para transferência de tecnologia assinado recentemente possibilitará que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) desenvolva e produza a vacina pediátrica para pneumococo. O Ministério da Saúde incluirá o medicamento no Programa Nacional de Imunizações (PNI). O imunizante protege contra meningite e pneumonia bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda causadas pela bactéria pneumococo. O acordo também prevê uma parceria científica entre Fiocruz e GSK para desenvolvimento tecnológico em busca de imunizantes para dengue, febre amarela inativada e malária.

A parceria permitirá a pesquisa e o desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento de doenças tropicais que são consideradas negligenciadas. Este tipo de enfermidade apresenta maior incidência em países em desenvolvimento, como o Brasil. Com esta união os cientistas da Fiocruz e do Centro de Pesquisa da GSK em Tres Cantos, que fica em Madri, na Espanha, compartilhem novas pesquisas, ideias e conhecimentos sobre estas enfermidades. As prioridades da iniciativa serão a doença de Chagas e a Leishmaniose, em razão da experiência que a Fiocruz tem nestas áreas.


No Brasil, o pneumococo causa cerca de 1,5 mil casos de meningite, 20 mil hospitalizações por pneumonia e mais de 3 milhões de casos de otite média aguda a cada ano. Com a novidade no calendário vacinal, a expectativa é que pelo menos 1,5 mil mortes de crianças com menos de 5 anos poderão ser evitadas anualmente no país. A Fiocruz produzirá 13 milhões de doses/ano da vacina que inclui os sorotipos de pneumococo 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F, 23F, contemplando os mais prevalentes no país, o que a torna plenamente adequada à realidade epidemiológica brasileira.


O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha diz que a vacina para pneumococo soma de forma positiva no calendário de vacinação nacional, evitando mortes e a ocorrência de doenças que podem deixar sequelas graves. “O acordo de transferência de tecnologia demonstra o papel fundamental que a Fiocruz vem assumindo, enquanto instituição estratégica de Estado, na estruturação do complexo industrial da saúde no país”. Farmanguinhos e Biomanguinhos, unidades da Fiocruz responsáveis respectivamente pela produção de fármacos e de imunobiológicos, produzem 1,1 bilhão de unidades de medicamentos e 128 milhões de doses de vacinas a cada ano.


A incorporação da vacina para pneumococo no PNI viabilizará a conclusão de uma das metas do Mais Saúde, plano estratégico do Ministério da Saúde para o período de 2008-2011. Ao mesmo tempo, a novidade atende ao compromisso de redução da mortalidade infantil previsto nos Objetivos do Milênio, preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).


 

 

Fonte:
Gazeta Digital

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais