Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Conselho de Enfermagem vai denunciar ao Ministério Público falta de médicos em Clínicas da Família, da Prefeitura do Rio

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Janeiro (Coren-RJ), Pedro de Jesus Silva, vai apresentar nesta sexta-feira ao Ministério Público Federal (MPF) uma denúncia contra a falta de médicos nas Clínicas da Família, da Prefeitura do Rio. O problema foi identificado na quinta-feira na Clínica de Saúde da Família Dr. José Antônio Ciraudo, em Santa Cruz, durante a primeira inspeção da força-tarefa, composta por 12 fiscais, criada por ele para visitar todas as unidades desse tipo no Rio.

15.04.2011

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Janeiro (Coren-RJ), Pedro de Jesus Silva, vai apresentar nesta sexta-feira ao Ministério Público Federal (MPF) uma denúncia contra a falta de médicos nas Clínicas da Família, da Prefeitura do Rio. O problema foi identificado na quinta-feira na Clínica de Saúde da Família Dr. José Antônio Ciraudo, em Santa Cruz, durante a primeira inspeção da força-tarefa, composta por 12 fiscais, criada por ele para visitar todas as unidades desse tipo no Rio. A medida foi motivada pelas reclamações dos pacientes, publicadas pelo EXTRA nesta quinta, sobre enfermeiros que estariam até liberando pessoas da consulta sem supervisão médica.

– A situação em Santa Cruz é pior do que eu pensava. O enfermeiro não tem culpa se o governo, sem nos consultar, abre clínicas para atender casos primários, não contrata médicos suficientes e ainda recebe casos de emergência. Ferem, com isso, a integralidade do atendimento – destaca Pedro, lembrando que, na inspeção, nada de irregular foi encontrado contra os profissionais da categoria.

Conselheira e administradora do Departamento de Fiscalização do Coren, Ana Tereza de Souza conversou com o enfermeiro que, segundo Fabricio da Silva, lhe entregou uma receita assinada por um médico mesmo sem ele ter sido examinado por um.

– No protocolo consta o exame médico. Mas o foco é que no local ouvimos relatos sobre a falta de dois médicos, há cerca de três semanas, em duas equipes.

Procurada pelo EXTRA, a Secretaria municipal de Saúde não retornou às ligações.

Comissão da Alerj fará visitas

O vice-presidente do Conselho de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB), vai propor uma visita às Clínicas da Família de Santa Cruz e Sepetiba, na próxima reunião com os integrantes.

Quem se manifestou sobre o tema foi a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB).

– A Portaria 648, do Ministério da Saúde, prevê consulta de enfermagem, solicitações de exames e medicamentos inseridos em programas específicos do órgão. Fora esses casos, não pode liberar nem o paciente que chegar com uma unha encravada.

Fonte:
Extra Online | RJ

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais