Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Movimento debate engajamento em pautas em defesa da Enfermagem

Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira (MAE) busca mobilizar profissionais em defesa de pautas que afetam a Enfermagem e encontram-se engavetados ou tramitando no Congresso.

18.03.2019

Encontro, realizado em São Paulo, busca promover a articulação política da Enfermagem

Profissionais de Enfermagem do Brasil se reuniram na última sexta-feira, 15 e 16 ( sábado), no 1° Seminário de Politização da Enfermagem Nacional, para debater atividades do ‘MAE – Movimento Ativista da Enfermagem Brasileira”. A intenção, segundo, Jefferson Caproni, é mobilizar os profissionais de Enfermagem para que se engajem em defesa de pautas que afetam a profissão e encontram-se engavetados ou tramitando no Congresso.

“O movimento quer fazer com que as pessoas tenham consciência de que podem trazer ideias que façam a melhoria continua para enfermagem”, afirma Jefferson Caproni, conselheiro do Coren-SP, integrante da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf) e um dos idealizadores do MAE. O encontro, realizado no INTESP Instituto de Educacional de São Paulo, convidou os participantes a refletirem sobre as seguintes questões: “Quem sou eu? O que sinto quando penso na Enfermagem? De que forma posso contribuir como o movimento?”

O questionamento resultou em respostas com sentimentos antagônicos, um misto de felicidade e insatisfação sobre as dificuldades enfrentadas. “O que mais me impressionou foi a vontade de transformar a Enfermagem em uma profissão melhor. Que a vontade de transformar seja combustível para lutarmos”, avalia Caproni.

Para o integrante Milton Gomes, trata-se do primeiro encontro preparatório para a realização de um grande Movimento com todos os setores da Enfermagem, seja membros dos Corens, sindicalistas, professores de Enfermagem, estudantes, profissionais Home Care, APH, Atenção Básica, autônomos, ILP, Hospitais e etc. “O objetivo do movimento é promover uma Enfermagem em que as pessoas tenham mais voz e participe, com suas ideias e sugestões para Politização da Enfermagem, e processo permanente de escuta”.

O próximo encontro do movimento será realizado em abril. O evento teve participação do Coren-CE, Coren-MT, Coren-MG, Coren-RR e Coren-SP.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais