Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Academias da Saúde serão implementadas até 2014

O Ministério da Saúde vai implementar quatro mil polos do Programa Academia da Saúde até 2014, em todo o País e, para isso, publicou, no Diário Oficial da União, duas portarias que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados.

30.06.2011

O Ministério da Saúde vai implementar quatro mil polos do Programa Academia da Saúde até 2014, em todo o País e, para isso, publicou, no Diário Oficial da União, duas portarias que permitem a adesão e destino de recursos aos municípios interessados.


A ação prevê uma série de medidas voltadas à promoção da saúde dos brasileiros, no Sistema Único de Saúde, com a criação de espaços específicos para o desenvolvimento de práticas corporais, atividades físicas, lazer e de modos de vida saudáveis. Vale salientar que a Organização Mundial de Saúde recomenda a prática de 30 minutos de atividade física, em cinco ou mais dias por semana.


De acordo com o último Vigitel, inquérito telefônico realizado pelo MS, 16,4% dos brasileiros adultos são fisicamente inativos. Segundo o estudo de 2010, quase metade da população adulta (48,1%) está acima do peso e 15% são obesos.


A exemplo dos programas desenvolvidos em algumas capitais, o Academia da Saúde busca eliminar barreiras como a inexistência de espaços públicos de lazer, o que reduz a possibilidade de acesso às práticas corporais pela maioria da população.
Além de receber orientações sobre atividades físicas, de segurança e de educação alimentar e nutricional, a população praticará ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga, tai chi chuan e atividades artísticas como teatro, música, pintura e artesanato. Os exercícios serão orientados por profissionais capacitados.


O Programa tem como referenciais iniciativas bem sucedidas realizadas em cidades como o Recife, Aracaju e Belo Horizonte. É válido acrescentar que os municípios receberão R$ 180 mil por unidade para a construção de polos de Academia da Saúde. Com esse recurso será custeada a construção de espaços físicos e aquisição de equipamentos.


Os custos adicionais poderão ser complementados pelos Estados e municípios.

Fonte:
Folha Digital

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais