Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Legislativo carioca concede título a presidente do Cofen

Por iniciativa da deputada estadual Rejane Almeida (ex-presidente do Coren-RJ) a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu o título de cidadão fluminense a Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem, em sessão solene na noite da última sexta-feira (19).

05.08.2011

Por iniciativa da deputada estadual Rejane Almeida (ex-presidente do Coren-RJ) a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu o título de cidadão fluminense a Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Conselho Federal de Enfermagem, em sessão solene na noite da última sexta-feira (19).

A homenagem, segundo a parlamentar, significa o reconhecimento do Estado do Rio de Janeiro pela coragem com que Manoel Carlos Neri da Silva ajudou a resgatar a imagem do Coren-RJ. Neri tomou todas as medidas jurídicas e administrativas acabando com os desmandos dos gestores que levaram o regional às páginas policiais dos jornais cariocas.

“O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, por anos consecutivos, serviu aos interesses particulares daqueles maus dirigentes. Não podemos esquecer que colegas enfermeiros tiveram suas vidas ceifadas por lutarem contra os desmandos. Ao assumir o Conselho Federal, Manoel Carlos tomou todas as medidas necessárias que redundaram no afastamento das pessoas que colaboravam com aquelas ilegalidades. Essas medidas ajudaram a recuperar o respeito ao Coren-RJ e a autoestima dos nossos profissionais”, afirmou a deputada.

Manoel Neri agradeceu a comenda outorgada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e dedicou o título a todos os conselheiros federais que compõem o plenário do Cofen. Relembrou todo o descalabro com que se deparou ao assumir o sistema Cofen-Corens e lembrou as dificuldades que foi obrigado a vencer para implementar, no âmbito do sistema, as mudanças saneadoras e moralizadoras almejadas pelos profissionais da enfermagem brasileira.

Oriundo do Estado de Rondônia, Neri explicou que soube aproveitar as oportunidades que surgiram com a sua eleição à presidência do Cofen. “Poucos acreditavam que este caboclo rondoniense fosse capaz de desmontar os desvios existentes no sistema Cofen-Corens e construir uma instituição que hoje é referência nacional de gestão pública entre os conselhos de profissão. Não foi um trabalho solitário, de uma só pessoa, visto que o apoio unânime dos membros do plenário do Cofen e da maioria dos presidentes dos Corens foi essencial para que as mudanças pudessem ser implementadas com os resultados positivos que hoje a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, ao conferir o título de cidadão Fluminense, reconhece”, observou.

Ao agradecer a deputada estadual Rejane Almeida pela iniciativa de conceder a homenagem, Neri lembrou que a parlamentar, ex-presidente do Coren-RJ, foi uma pessoa imprescindível nas mudanças que foram feitas e que resgataram a imagem do sistema Cofen-Coren e a dignidade da profissão de enfermeiros, auxiliares e técnicos. “Rejane Almeida é a prova de que a enfermagem brasileira é capaz de promover transformações e participar da política com ética e seriedade”, elogiou Neri.

 ?

Fonte:
Cofen

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais