Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nota Técnica pontua vulnerabilidade da Enfermagem na pandemia

Consórcio Maria da Penha analisou PLs em tramitação para enfrentamento da violência de gênero durante a pandemia da COVID-19

14.04.2020

O Consórcio Maria da Penha pelo enfrentamento de todas as formas de violência de gênero contra as mulheres elaborou nota técnica sobre as iniciativas das parlamentares durante a pandemia mundial da Covid-19. O documento ressalta a importância dos Projetos de Lei em tramitação no Congresso Nacional, analisando o teor de seis PLs, e faz recomendações para o maior alcance das medidas propostas.

O objetivo é garantir a continuidade dos serviços essenciais para responder à violência contra as mulheres e meninas, desenvolvendo novas modalidades de prestação de serviços e aumentar o apoio às organizações especializadas.

A nota pontua, também, a vulnerabilidade dos profissionais de Enfermagem, categoria composta por 80% de mulheres. “Outro grupo na linha de frente da Covid-19, que entrelaça as dimensões de gênero e raça e pode estar suscetível à violência institucional e ao assédio moral, são os/as profissionais de enfermagem. São eles/as na área de saúde que mais têm contato com pacientes com Covid19, recebem salários baixos, trabalham longas horas (e até sem EPI) e acumulam mais de um emprego. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) já contabilizou 17 mortes desses profissionais com suspeita ou confirmação de Covid-19. Há também inúmeros relatos nas redes sociais denunciando as péssimas condições de trabalho, assim como reivindicação para que recebam pagamento dos adicionais de insalubridade e periculosidade”, afirma o documento.

O Cofen encaminhou ontem (13/4) ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ofício pedindo urgência na aprovação do Projeto de Lei 1491/2020, do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade de 100% sobre os valores já praticados para os profissionais da saúde, do Projeto de Lei 1678/2020, do deputado Eduardo Bismark (PDT-CE), que dispõe sobre medidas de proteção e segurança dos profissionais da saúde essenciais ao combate ao coronavírus e do Projeto de Lei 984/2020, da deputada Pérpetua Almeida (PCdoB-AC), que isenta profissionais de Saúde de tarifas de transporte coletivos, aplicáveis durante a emergência de saúde coletiva.

 

Acesse a íntegra da Nota Técnica do Consórcio Lei Maria da Penha frente à COVID-19

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais