Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais marca capacitação de novos gestores

O Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que está acontecendo em Itapema, Santa Catarina, está possibilitando muito aprendizado e troca de experiências entre os cerca de 350 participantes de todos os Estados brasileiros.  O evento abriu na segunda-feira, 5,  com palestra do Ministro André Luis de Carvalho, do Tribunal de Contas da União (TCU), falando sobre “Aspectos relevantes na formação de novos gestores”.

07.03.2012

O Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, que está acontecendo em Itapema, Santa Catarina, está possibilitando muito aprendizado e troca de experiências entre os cerca de 350 participantes de todos os Estados brasileiros.  O evento abriu na segunda-feira, 5,  com palestra do Ministro André Luis de Carvalho, do Tribunal de Contas da União (TCU), falando sobre “Aspectos relevantes na formação de novos gestores”.  A manhã do segundo dia, 6, foi marcada por conferência do presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, que falou sobre a organização do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, destacando os avanços alcançados nos últimos anos.

A importância do seminário foi destacada por vários representantes dos Conselhos. “A realização do Seminário Administrativo em Santa Catarina vai ao encontro das propostas com as quais a direção do Coren/SC se comprometeu, entre elas a capacitação continuada de seus gestores. A possibilidade de participação de todos os Conselheiros, além dos funcionários dos departamentos jurídico, administrativo e de contabilidade, acrescenta muita experiência à gestão do nosso Conselho”, explicou a presidente do Coren/SC, Felipa Rafaela Amadigi. Para o presidente do Coren/SP, Mauro Antônio Pires Dias da Silva, o Seminário Administrativo é de grande valia, pois traz assuntos pertinentes aos Conselheiros e equipes que compõem os Conselhos Regionais, colaborando de forma efetiva com a qualificação das gestões. “Em nosso Conselho, todos os Conselheiros que assumiram em 2012 são novos na administração de uma autarquia. Todos trazem as experiências de suas áreas de atuação, mas um encontro como este nos ajuda a entender melhor o sistema e nos prepara ainda mais para a responsabilidade da gestão pública”, avalia.

O Chefe da Assessoria Técnica do Cofen, Cláudio Roberto Rebelo de Souza destaca que, em sua quinta edição, o Seminário Administrativo tem uma motivação ainda maior, pois houve uma grande renovação nas direções dos Conselhos Regionais nas eleições ocorridas em 2011. “O seminário é muito representativo para o Sistema, pois leva as posições do Cofen para os Regionais, informações administrativas, técnicas e jurídicas, além de possibilitar o debate e troca de ideias, fortalecendo o conjunto”, afirma. Ele ressaltou também que esta edição do seminário marca o final do mandato da atual gestão do Cofen, considerado um período de avanços importantes no Sistema.  

O presidente do Coren/RJ, Pedro de Jesus Silva, destacou que atualizar-se, capacitar-se e tirar as dúvidas em relação ao cotidiano da administração de uma autarquia é essencial. “Hoje vejo o Cofen e os Conselhos Regionais no rumo desta construção de gestões cada vez mais qualificadas. Nós, que passamos por um contexto complexo em nosso Estado, comemoramos  as mudanças”, disse. 

 “A importância deste evento reside também no fato de que precisamos sedimentar a cultura de que os Conselhos Regionais, assim como o Cofen, são autarquias públicas e que há um arcabouço jurídico a ser cumprido, no caminho da transparência, eficiência e legitimidade”, afirmou a presidente do Coren de Sergipe, Irene do Carmo Alves Ferreira. De acordo com o Procurador Geral do Coren de Goiás, Marcus Vinícius Machado Rodrigues, a realização e importância do Seminário Administrativo estão ligadas à profissionalização do Sistema, dentro das regras da administração pública. “A discussão de hoje, por exemplo, sobre implantação de controladorias internas, mostra que, depois de um período de muitos problemas, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais tem, nos últimos anos, avançado na transparência e responsabilidade de gestão”, ressalta.

Prestigiando o evento, a vice-presidente da ABEn Nacional, Helga Bresciani, e a presidente da ABEn Santa Catarina, Maristela Azevedo, destacaram que a instrumentalização dos novos gestores na questão administrativa é imprescindível. Segundo elas, a Enfermagem tem avançado em gestores qualificados e uma representação legitimada em seus Conselhos Profissionais.

 

Fonte:
Coren-SC

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais