Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Abertura da Semana da Enfermagem 2025 em Santa Catarina mobiliza centenas de estudantes e profissionais


15.05.2025

Na noite da última terça-feira (13), o Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC), em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-SC), realizou a abertura oficial da Semana da Enfermagem 2025, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Com o espaço lotado por profissionais, estudantes e representantes de instituições de ensino e saúde, o evento marcou o início de uma série de ações que seguem ocorrendo em todo o estado ao longo do mês de maio.

A cerimônia, transmitida ao vivo pelo canal do Coren-SC no YouTube, foi apresentada pelo Diretor de Comunicação Social e Publicações da ABEn/SC, Jean Bizarro. Também foi conduzida pelas presidentes Maristela Azevedo (Coren-SC) e Jussara Gue Martini (ABEn/SC), que destacaram a importância da união das entidades e da valorização da enfermagem catarinense. O evento deste ano tem como tema central definido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem: “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”.

A mesa de abertura foi composta pelas seguintes autoridades:

  • Presidente da ABEn/SC – Jussara Gue Martini;
  • Presidente do Coren-SC – Maristela Assumpção de Azevedo;
  • Diretora Geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão – Enf. Dra. Maristela Maria Cardozo Biazon, que representou o Secretário Estadual de Saúde – Diogo Demarchi Silva;
  • Coordenadora do Departamento de Enfermagem Gerontológica da ABEn Nacional – Angela Alvarez, que representou a Presidente da ABEn Nacional – Jacinta de Fátima Sena da Silva;
  • Segunda secretária do Conselho Federal de Enfermagem – Helga Regina Bresciani.
  • Deputada Federal – Ana Paula Lima (PT)
  • Deputado Estadual – Vicente Caropreso (PSDB)
  • Assessor Parlamentar – Vinícius Durin, que representou o Deputado Estadual Neodi Saretta (PT)

Falas de abertura ressaltam a grandeza da Enfermagem

Helga Bresciane, conselheira federal, defendeu ainda pautas históricas da categoria

A conselheira segunda secretária do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Helga Bresciani, enfatizou a importância da união entre as entidades representativas da classe – Coren, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e sindicatos – como ferramenta para garantir reconhecimento e direitos.

“Ninguém consegue trabalhar tanto sem ser valorizado de maneira justa. A Enfermagem é gigante. Cuidamos de mais de 220 milhões de pessoas no Brasil. Precisamos mostrar nossa grandeza em todas as áreas que atuamos”, afirmou. Ela defendeu ainda pautas históricas da categoria, como salário adequado, carga horária de 30 horas semanais e aposentadoria especial. “Somos grandes porque valorizamos pessoas”, completou. A mesma mensagem foi reforçada por Maristela Azevedo, presidente do Coren-SC, ao saudar os participantes e enaltecer a programação do evento.

A diretora-geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maristela Cardozo, fez uma emocionante fala reforçando o papel transformador da Enfermagem na sociedade e destacou sua trajetória como exemplo de que a profissão pode alcançar qualquer espaço:

“Eu sou a primeira Enfermeira Diretora-Geral do Hospital Infantil. A enfermagem pode estar onde ela quiser, ela pode ocupar qualquer cargo”, disse. Ela também ressaltou que o verdadeiro legado da profissão está no cuidado diário e humanizado. “Seremos referências não pelas fachadas pintadas ou reformas bonitas, mas sim pelo atendimento que prestamos todos os dias”, pontuou.

Representando a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Jussara Gue Martini comemorou a parceria com o Coren-SC na realização da Semana da Enfermagem e destacou a relevância dos temas abordados nesta edição. “Esses dois temas – saúde planetária e saúde mental – estão muito vivos na nossa sociedade. Espero que gostem das atividades que propusemos com muito carinho”, declarou.

Deputada Federal, Ana Paula Lima (PT), celebrou a oportunidade de estar presente em um momento tão importante para a Enfermagem catarinense: “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Essa profissão é muito grande. A Enfermagem precisa estar colada com a política para garantir conquistas como a do Piso Salarial e da PEC 19, que liga o Piso às 30h. Hoje a Enfermagem tem cinco representantes na Câmara dos Deputados Federais. E esses cinco fazem a diferença”, comentou.

Duas palestras marcaram a noite com reflexões fundamentais para o momento atual da profissão:

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira, assessora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde e professora da USP, trouxe importantes contribuições sobre os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem em relação à saúde mental e estratégias institucionais para o cuidado coletivo.

Alacoque Lorenzini Erdmann, referência nacional na filosofia e ciência da enfermagem, discutiu a temática da saúde planetária, relacionando as crises ambientais e climáticas ao cotidiano da saúde e ao papel transformador da enfermagem.

Fonte: Coren-SC

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais