Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Campanha contra hanseníase

Considerada uma das mais antigas doenças que acometem o homem, com referências que datam de 600 anos a.C., na Ásia, a hanseníase felizmente tem tratamento e cura. Mas pode ser incapacitante quando o portador não segue um bom acompanhamento médico. E para a terapêutica ser eficaz, o diagnóstico precoce se faz absolutamente necessário. Todos esses recados serão transmitidos à população no próximo dia 5, quando dermatologistas e gestores públicos unem esforços para a realização das atividades da Campanha da Hanseníase 2011.

24.01.2011

Considerada uma das mais antigas doenças que acometem o homem, com referências que datam de 600 anos a.C., na Ásia, a hanseníase felizmente tem tratamento e cura. Mas pode ser incapacitante quando o portador não segue um bom acompanhamento médico. E para a terapêutica ser eficaz, o diagnóstico precoce se faz absolutamente necessário. Todos esses recados serão transmitidos à população no próximo dia 5, quando dermatologistas e gestores públicos unem esforços para a realização das atividades da Campanha da Hanseníase 2011.


Segundo levantamento do Ministério da Saúde, os casos novos de hanseníase caíram em mais de 30% nos últimos seis anos. Em 2005, o coeficiente de detecção geral por 100 mil habitantes foi de 26,86. Já em 2009, esse número caiu para 16,72. Ainda assim, nunca é demais disseminar informações para que essas estatísticas diminuam ainda mais.


É por isso que várias ações em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, sempre lembrado no último domingo de janeiro, ocorrem anualmente em todos os Estados do Brasil e são desenvolvidas pelas coordenações do Programa Nacional de Controle da Hanseníase no País (PNCH). “Neste ano, contudo, acontecerá a primeira campanha de hanseníase desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco, em parceria com as coordenações municipal e estadual do PNCH”, informa o dermatologista Sérgio Palma, presidente da SBD/PE.


No Estado, no dia 5 de fevereiro, das 8h às 16h, a população contará com atendimento gratuito em três consultórios montados na Praça do Diário, no bairro de Santo Antônio. Os médicos realizarão exames dermatológicos nas pessoas que comparecerem ao local e fornecerão detalhes sobre a doença, através de apresentações de vídeos e distribuição de panfletos.


“Está programada uma média de 500 atendimentos realizados por dermatologistas da SBD/PE com experiência em hanseníase. O objetivo é fazer uma detecção precoce de novos casos e promover a conscientização da população sobre a doença”, informa Sérgio Palma.


De acordo com ele, as pessoas ainda serão alertadas em relação aos sintomas principais e ao modo de transmissão da enfermidade. Nesse sentido, vale dizer que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica causada por um parasita intracelular que infecta a pele e os nervos periféricos.


A tosse, o espirro, a coriza, a saliva de pacientes que não estão em tratamento são os principais modos de contaminação. E quando se fala sobre hanseníase, é importante alertar em relação às primeiras manifestações da doença, caracterizadas por manchas claras ou róseas, que tendem a apresentar dormência ou ausência de sensibilidade. Geralmente, há perda dos pelos na lesão. Os adultos em fase produtiva são os mais atingidos, mas existem lugares em que são relatados casos em pessoas com menos de 15 anos.


“Devemos lembrar que a hanseníase, na fase avançada, tem alto potencial incapacitante pelo comprometimento dos nervos. É isso que leva a deformidades e a incapacidades quando diagnosticada tardiamente”, avisa o dermatologista.


Conforta saber, no entanto, que o tratamento da hanseníase é oferecido gratuitamente pela rede pública a todo paciente diagnosticado com o problema. O caso é sempre registrado porque se trata de uma doença de notificação compulsória. “Em seguida, o paciente é submetido a um esquema de poliquimioterapia, que pode durar de seis a doze meses”, afirma Sérgio Palma. Os remédios são entregues em cartelas, e as doses diárias são autoadministradas em casa.


Também faz parte da Campanha da Hanseníase 2011 um fórum sobre a enfermidade, direcionado a médicos dos programas de saúde do Recife. O evento acontecerá no dia 2 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde, na Imbiribeira.J



 

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais