Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Clipping: Luvas livres de látex e workshop sobre ética na medicina

Bace traz ao Brasil luvas cirúrgicas sem látexA Bace Healthcare, importadora e distribuidora exclusiva da Ansell Healthcare – fabricante mundial de luvas -, trouxe para o Brasil uma luva feita de borracha sintética, que previne contra a alergia cumulativa ao látex e a pessoas sensíveis a químicos.

17.08.2011

Bace traz ao Brasil luvas cirúrgicas sem látex

A Bace Healthcare, importadora e distribuidora exclusiva da Ansell Healthcare – fabricante mundial de luvas -, trouxe para o Brasil uma luva feita de borracha sintética, que previne contra a alergia cumulativa ao látex e a pessoas sensíveis a químicos.

“Resolvemos apresentar esse produto ao mercado brasileiro por ser uma excelente alternativa ao que existe atualmente na maioria dos hospitais e clínicas do País. Uma das grandes vantagens é o fato dela não causar alergia aos profissionais e pacientes”, afirmou o diretor da Bace Healthcare, em comunicado, Ronald Lorentziadis.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico (SOBECC), há um potencial de desenvolvimento a alergia ao látex, no mercado brasileiro, entre 8 e 12%.

As reações variam em cada indivíduo, mas podem causar asma, urticária, hipertireoidismo, hepatite, lepra e dermatite, por exemplo.

A alergia se deve basicamente ao resultado da exposição constante do produto de látex com alto teor de proteína, muito comum no Brasil. De acordo com a Bace, isso ocorre devido à falta de uma legislação adequada ao assunto. Dessa forma, a opção de muitos hospitais e centro cirúrgicos por luvas cirúrgicas com látex se deve principalmente ao baixo preço do produto.

“É necessário mobilizar os órgãos competentes para que se crie uma regulamentação. Precisamos de produtos de qualidade superior ao que existe atualmente nas unidades de saúde, sob risco de criarmos uma multidão de doentes ocupacionais”, alertou o Lorentziadis. Nos EUA, por exemplo, luvas com pó são proibidas em muitos estados.

Fonte: Saúde Web

 

Trauma de Campina Grande realiza workshop sobre ética e responsabilidade médica

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, realiza nestas quinta e sexta-feira (18 e 19) workshop sobre ética e responsabilidade profissional em medicina de emergência. O evento é gratuito e será realizado no auditório da unidade hospitalar (2º andar) destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e profissionais da área de saúde.

A programação será marcada por cinco palestras, com a participação de varias autoridades no âmbito da saúde, representante da OAB, representante da imprensa, médicos do hospital e outros especialistas convidados.

 

Programação:

18/08/2011

20h – O conceito de negligência, imperícia e imprudência aplicada ao pronto-atendimento

Palestrante: Eurípedes Mendonça (CRM)

Componentes: secretário estadual de saúde, diretores do hospital, presidente do CRM/PB, presidente do Coren/PB e promotor de saúde de Campina Grande.

 

21h – Tecnologia de Informação em Saúde

Palestrante: Maria das Graças Vieira (Médica)

Componentes: secretário estadual de saúde, diretores do hospital, presidente do CRM/PB, presidente do Coren/PB e promotor de saúde de Campina Grande.

 

19/08/2011

9h – Acolhimento e estratificação de risco: novos paradigmas da atividade hospitalar

Palestrante: Daniela Xavier de Souza Frazão (médica, assessora técnica SES/PB)

Componentes: diretores do hospital, representante do CRM/PB, representante do Coren/PB.

 

10h – A qualidade do pronto-atendimento médico hospitalar sob o enfoque jurídico

Palestrante: Hermano Souto Maior (OAB/PB)

Componentes: diretor geral, chefe do núcleo médico, chefe de auditoria do hospital, promotor de saúde de Campina Grande.

 

11h – A importância do controle social sobre a atividade médico-hospitalar: o papel da imprensa.

Palestrante: Arimatéa Souza (ACI CG PB)

Componentes: diretor geral, chefe do núcleo médico, presidente Conselho Municipal de Saúde.

Fonte:
Paraíba Online

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais