Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

COFEN E COREN-BA PROMOVEM CURSO DE CAPACITAÇÃO SAE

O Conselho Regional de Enfermagem – COREN-BA, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, promove o Curso de Capacitação em SAE, que tem como objetivo a formação de multiplicadores para capacitação e aperfeiçoamento em SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem. O curso é uma iniciativa da Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem – CTSAE/COREN-BA para intensificar o estímulo do enfermeiro a adotar uma prática metodológica de assistência ao indivíduo, família e comunidade, baseada em modelo conceitual-teórico próprio da Enfermagem.

15.07.2010

O Conselho Regional de Enfermagem – COREN-BA, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem – COFEN, promove o Curso de Capacitação em SAE, que tem como objetivo a formação de multiplicadores para capacitação e aperfeiçoamento em SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem. O curso é uma iniciativa da Câmara Técnica de Sistematização da Assistência de Enfermagem – CTSAE/COREN-BA para intensificar o estímulo do enfermeiro a adotar uma prática metodológica de assistência ao indivíduo, família e comunidade, baseada em modelo conceitual-teórico próprio da Enfermagem.

A proposta é realizar uma abordagem das fases inter-relacionadas do Processo de Enfermagem (Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação) e conceitos básicos necessários para subsidiar o profissional no desenvolvimento de ações voltadas para a implantação da SAE nas suas unidades de atuação. A sociedade é beneficiada através do cuidado profissional de enfermagem com qualidade, nos estabelecimento de saúde do Estado da Bahia e promover condições para o cumprimento da Resolução COFEN 358/09 e Decisão COREN-BA 001/10.

As aulas serão ministradas por profissionais com vivência em Sistematização da Assistência de Enfermagem, da cidade de Salvador, e contará com a presença de professores convidados. Já estão confirmadas as presenças das professoras Mª Mirian L. Nóbrega da UFPB e Alba Lucia Bottura L. Barros da Unifesp. Acontecerão na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Campus Brotas, quinzenalmente, as sextas-feiras à noite e aos sábados durante todo o dia. A primeira turma está prevista para iniciar em 03(três) de setembro 2010.

Podem participar do curso Enfermeiros e graduandos em Enfermagem que estejam cursando os dois últimos semestres acadêmicos. Estão sendo enviados ofícios/convites às unidades de saúde e ensino e compete aos gerentes/coordenadores dos serviços a indicação do profissional e/ou acadêmico que participará do curso. O profissional deverá estar com situação ética e legal regularizada e adimplente junto ao COREN-BA, caso contrário, a inscrição só poderá ser efetivada após regularização das pendências.

O curso é gratuito. Porém, o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia solicita que os participantes colaborem com a doação de um quilo de alimento não perecível a cada encontro quinzenal. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade na cidade de Salvador – Bahia.

Conteúdo programático:

Bases legais para implantação da SAE
Processo do Cuidar em Enfermagem
Concepções teóricas filosóficas da Prática de Enfermagem.
Gestão da SAE
Prontuário Eletrônico
Consulta de Enfermagem
Histórico de Enfermagem
Evolução e Anotação de Enfermagem
Sistemas de Classificação em Enfermagem: Ligação NANDA-NIC-NOC
CIPE® – Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem
CIPESC® Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva

Coordenação: Enf° Rudval Souza e Enfª Marilaine Menezes

Contatos: E-mail: ctsae@coren-ba.com.br

Fonte: Coren-BA

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais