Cofen participa de Congresso de Enfermagem do Sertão de Pernambuco

"A busca pela melhoria da qualidade do ensino em Enfermagem no Brasil" foi tema da conferência da conselheira Dorisdaia Humerez

24.04.2017

Conselheira federal Dorisdaia Humerez proferiu conferência sobre a qualidade da formação profissional

Conferência da conselheira federal Dorisdaia Humerez abriu, na noite de sexta-feira (21/4), o 2º CESPE (Congresso de Enfermagem do Sertão de Pernambuco), em Serra Talhada/PE. Apoiado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o evento reuniu cerca de mil congressistas de sexta a domingo (21,22 e 23/04),  no auditório da FIS – Faculdade de Integração do Sertão.

“A busca pela melhoria da qualidade do ensino em Enfermagem no Brasil” foi tema da conferência de abertura. Coordenadora da Operação EaD e consultora ad hoc do Inep/MEC, a professora Dorisdaia apontou gargalos, como o descumprimento das diretrizes curriculares nacionais referentes às atividades práticas, que devem permear toda a formação, e a fiscalização.

Apoiado pelo Cofen, II Cespe reuniu mais de mil congressistas em Serra Talhada/PE

A proliferação desordenada de cursos de qualidade duvidosa na Enfermagem representa um risco à Saúde Coletiva, além de contribuir para a saturação do mercado de trabalho. “A Enfermagem lida diretamente com a vida humana. Entre o profissional e o paciente, não há intermediários”, afirmou a conselheira.

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais lidera mobilização nacional pelo ensino presencial e de qualidade, com realização de campanhas de esclarecimento e audiências públicas em todo o Brasil. O conselho apoia o Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a graduação enfermeiros e a formação de técnicos de técnicos de Enfermagem por EaD, e o Projeto de Lei 4930/2016, que cria exame de suficiência obrigatório para futuros enfermeiros.

Difusão do Conhecimento Científico – “O II Cespe debateu temas de extrema importância para a profissão. A Enfermagem sertaneja se mostrou empenhada em difundir conhecimentos e promover o empoderamento científico”, afirmou a conselheira. A programação do evento incluir palestras em temas como a fisiologia da cicatrização de feridas, pacientes neuro críticos, boas práticas em obstetrícia, segurança do paciente em UTI, entre outros, seguidas de debate em plenária.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais