Coren-MT realiza Desagravo Público a enfermeiro ofendido por médicos

Enfermeiros, estudantes e autoridades públicas da região acompanharam o ato de Desagravo Público de Rodrigues Dornelles do Nascimento, realizada na Câmara dos Vereadores de Aripuanã

11.12.2017

Sessão de desagravo foi realizada na Câmara dos Vereadores de Aripuanã

Na última terça-feira (5/12), no auditório da Câmara dos Vereadores de Aripuanã, enfermeiros, estudantes e autoridades públicas da região acompanharam o ato de Desagravo Público do enfermeiro Rodrigues Dornelles do Nascimento.

O profissional teve as suas prerrogativas violadas depois de ter sido ofendido pelos médicos Alcimar Bezerra Soares, José Everaldo Rodrigues Nascimento, Alice Mendes de Souza Neves Ludke e Renato Victor Rodrigues, quando exercia suas atividades de Enfermagem no Hospital Municipal de Aripuanã. O caso resultou em abertura de Processo Administrativo Disciplinar pela Prefeitura Municipal de Aripuanã, situação que gerou mal-estar e grande constrangimento perante os colegas de trabalho. Após apuração das denúncias feitas pelos médicos, o enfermeiro foi considerado inocente.

Segundo o presidente do Coren-MT, Eleonor Raimundo da Silva, a solenidade é uma forma de demonstrar solidariedade ao enfermeiro. “A conduta dos médicos não só denigre a imagem do desagravado, como atenta contra todos os profissionais de Enfermagem e ataca a prática profissional da saúde. Além de desrespeitar os direitos do paciente e desacatar a instituição onde trabalha”.

O enfermeiro Rodrigo Dornelles agradeceu o apoio que recebeu do Coren-MT desde que denunciou o acontecimento. “Entendo que temos a obrigação de nos defendermos exatamente para dar o exemplo. Me sinto lisonjeado por ver os colegas juntos, encampando a minha luta. O que está acontecendo aqui mostra que, ao contrário do que alguns pregam, a Enfermagem ainda pode ser uma classe de profissionais unidos. E é assim que devemos nos portar diante de profissionais que queiram nos agredir verbalmente, devemos denunciá-los”.

Ao fim, o presidente do Coren-MT, que conduziu o desagravo, afirmou que o momento representava a força e a união para mostrar a capacidade da Enfermagem em se defender e defender a sociedade. “O que nos movimenta é o amor e cuidado aos nossos pacientes, temos que ter a democracia, à ética e à liberdade”, completou.

Desagravo Público: instrumento de defesa dos direitos – O Desagravo Público é uma medida do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso em favor de um profissional da Enfermagem que tenha sido ofendido no exercício da profissão ou em razão dela. É um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas dos profissionais de Enfermagem.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais