Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

COREN-PE realiza com sucesso o II ENCENF

Com uma programação intensa, o II Encontro do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Encenf) teve como tema central, “Cuidar é Preciso: Transpondo os Limites do Século XXI” e foi realizado entre os dias 20 e 22 de Julho, no Centro de Convenções, em Recife.

25.07.2011

Com uma programação intensa, o II Encontro do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Encenf) teve como tema central, “Cuidar é Preciso: Transpondo os Limites do Século XXI” e foi realizado entre os dias 20 e 22 de Julho, no Centro de Convenções, em Recife.

O evento recebeu cerca de 1.500 inscritos e teve como grande destaque a mega Simulação Prática de Atendimento, feita pelas equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU, em parceria com o COREN-PE, para ilustrar a mesa-redonda, “Congregando Forças para Salvar Vidas: Atendimento Pré-Hospitalar”.

A demonstração envolveu dois carros em um acidente simulado e contou com um Resgate e uma Brigada de incêncio dos Bombeiros, duas ambulâncias e duas motolâncias do SAMU, e um helicóptero – Unidade Aéreo Médico – SAMU/PRF. Além
disso, alunos da faculdade Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE) participaram da ação simulando as vítimas do “acidente”. No total, mais de 40 pessoas foram mobilizadas.

O participantes do II Encontro promovido pelo Conselho aplaudiram a iniciativa. “A simulação preservou a realidade dos fatos, mostrando um empenho muito grande por parte da equipe envolvida. O pessoal que trabalha no resgate mostrou disponibilização total e essa foi uma iniciativa muito inovadora do COREN-PE, marcando o diferencial em relação à programação de outros congressos acadêmicos”, afirmou Rogéria Correia, estudante de enfermagem.

Já para Suzana Cristina, técnica em enfermagem, “a simulação foi importantíssima para nós profissionais. Eu, por exemplo, já fiz uma capacitação sobre atentimento de resgate e essa iniciativa do COREN-PE contribuiu como uma atualização sobre o assunto, já que tomei conhecimentos de coisas que não sabia antes”.

O técnico em enfermagem, Gerônimo José, parabenizou a equipe e fez sugestões.”A equipe está, realmente, de parabéns. Vamos ver se agora as escolas e faculdades de enfermagem incluem uma disciplina sobre atendimento em emergência, hoje disponível apenas na Faculdade Nossa Senhora das Graças -UPE”, colocou.

Célia Arribas, presidente do Conselho falou sobre a iniciativa. “Firmamos esta parceria inédita com o SAMU e o Corpo de Bombeiros pensando em trazer para os participantes do evento, não só a teoria, mas a prática. Ousamos com a finalidade de oferecer o melhor ao profissionais e estudantes presentes”.

Na cerimônia de encerramento a presidente agradeceu a todos os participantes e ressaltou a importância dos profissionais envolvidos na produção do II Encenf. “Ninguém consegue fazer nada sozinho. Por isso, quero agradecer todos aqueles que fizeram o II Encenf”, declarou.

Já o coordenador geral do evento, Gilmar Júnior, agradeceu à participação de todos os palestrantes e mediadores pela contribuição e prestígio dados ao evento. E completou, “Agradeço também a toda a comissão organizadora pelo empenho em fazer um evento ainda melhor que o primeiro”.

A cerimônia foi encerrada com a divulgação dos cinco trabalhos científicos vencedores, os três primeiros colocados receberam o Prêmio Maria do Carmo Santos Lopes e foram agraciados com uma menção honrosa e um netbook cada. Já os outros dois vencedores receberam o Prêmio Cuidar é Preciso, criado especialmente para o II Encenf, com menção honrosa e brinde.

Além dos trabalhos premiados outros quize projetos foram escolhidos para fazerem parte de um caderno especial que será publicado pela Revista de Enfermagem UFPE On Line.

 

Fonte:
Coren-PE

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais