Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermagem da USP-Ribeirão Preto completa 64 anos e homenageia docentes

Conselheira federal Dorisdaia Humerez, doutora em Enfermagem pela USP, representou o Cofen

14.08.2017

Ao comemorar 64 anos, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP homenageia quatro professoras que participaram da consolidação da instituição que hoje desfruta de reconhecimento nacional e internacional, como uma das mais importantes escolas de Enfermagem do país.
A homenagem (10 de agosto ) foi feita no Campus da USP em Ribeirão Preto na entrega do título de professor emérito e as escolhidas são as professoras Isabel Amélia Costa Mendes, Marli Villela Mamede, Maria Cecília Manzolli e Semiramis Melani Melo Rocha.
Dentre as autoridades presentes, estava a conselheira federal Dorisdaia Humerez, representando o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri. Doutora em Enfermagem pela USP, ela destac0u as importantes contribuições das professoras homenageadas para a Enfermagem brasileira.
O título de professor emérito é a mais alta nomenclatura que uma instituição de ensino pode conceder a professores já aposentados com grande contribuição para o crescimento e evolução da instituição. Eles se destacaram em sua área de atuação e seus trabalhos administrativos, acadêmicos e de pesquisas científicas repercutiram por relevância e abrangência.
A professora Isabel Amélia Costa Mendes se graduou em enfermagem e em enfermagem em saúde pública, ambos pela EERP. Em 1975 recebeu título de mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em 1986 se tornou doutora pela mesma Universidade. Tornou-se professora titular da EERP em 1991, e exerceu o cargo de diretora na EERP em duas gestões, de 1994 a 1998 e de 2002 a 2006. Foi, ainda, diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área de Pesquisa em Enfermagem. No âmbito internacional, projetou a Enfermagem Brasileira em nível mundial. Entre outras atuações, integrou o Telenursing Network Advisory Group do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e a International Society for Telemedicine & eHealth.
Marli Villela Mamede – Enfermeira, mestre e doutora pela Escola de Enfermagem (EE) da USP. É professora titular do departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP. Aposentada desde 2006, hoje a professora Marli desenvolve trabalhos junto ao Ministério da Saúde, como consultora técnica na área da saúde da mulher.
Em sua trajetória, a professora “transformou o conhecimento ao aplicar os resultados de suas pesquisas a favor da população feminina. Líder na área da saúde da mulher, pautou seus trabalhos na assistência à saúde da mulher no ciclo vital. Tem destaque nacional e internacional, ao atuar na assistência na reabilitação de mastectomizadas e na criação de políticas públicas que reduzam a mortalidade materna e neonatal”.
Maria Cecília Manzolli – Graduada em pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus, em Bauru, e em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP, Maria Cecília se especializou em orientação educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) em 1958, além de se especializar também em bases experimentais em Enfermagem pela EERP em 1968. Após concluir o doutorado em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, passou a fazer parte do quadro de docentes da EERP. Maria Cecília criou uma linha própria de pesquisa, “Aspectos psicológicos em Enfermagem”, que rendeu mais de 80 publicações em periódicos nacionais e internacionais e também publicou sete livros, todos sobre a Psicologia na enfermagem. O Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da EERP destaca o envolvimento de Maria Cecília com a Escola, “capacitando seus alunos, sobretudo, para que saibam lidar da melhor maneira possível com os aspectos emocionais dos seres humanos”.
Semiramis Melani Melo Rocha – graduada, mestre e doutora pela EERP, onde atuou no departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública até sua aposentadoria. Foi pioneira em estabelecer intercâmbios com instituições renomadas, como a Midwifery and Health Visiting, University of Manchester, na Inglaterra e a University of Victória, em Vancouver, Canadá.
De 1986 a 1989, Semiramis foi diretora do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEN), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Publicou 98 artigos em periódicos, 7 livros e 7 capítulos de livros, além de ser sócia honorária da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras. Sua linha de pesquisa abrangeu a pediatria e a saúde da criança e do adolescente. 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais