Enfermeiros são capacitados sobre SAE no Coren-AL

A convite do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) enfermeiros da assistência e da gerência foram capacitados sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), conforme o que preconiza a Resolução COFEN nº 358/2009 e utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE).

22.02.2011

A convite do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) enfermeiros da assistência e da gerência foram capacitados sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), conforme o que preconiza a Resolução COFEN nº 358/2009 e utilizando a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE).


O Curso aconteceu no final de semana, no auditório do Regional, e faz parte do Programa de Aperfeiçoamento em Enfermagem (PAE), criado ano passado pelo Coren-AL. A enfermeira Elizabeth Souza foi a facilitadora do curso deste final de semana. Em atividade de grupo, os profissionais pontuaram as principais vantagens da implantação da sistematização da Enfermagem.


“Organizar o trabalho; identificar as necessidades; o serviço de Enfermagem vai aparecer; melhoria da qualidade do atendimento e respaldo legal foram as vantagens mais citadas pelos enfermeiros durante o curso”, destacou Elizabeth Souza.


Mas para implantar a SAE existem alguns entraves: excesso na demanda do trabalho; quantidade insuficiente de pessoal; falta de compromisso; foco de produção; dentre outros que estão sendo discutidos pelo enfermeiros Responsáveis Técnicos que aproveitaram a oportunidade ofertada pelo Coren-AL.


A presidente do Conselho, Lúcia Leite, comemora o resultado do curso de SAE, informando que “O PAE está com inscrições abertas para o curso de Tratamento de Feridas, dia 12 de março, e Central de Material de Esterilização, no dia 19 de março,ambos das 8h às 17h, na sede do Conselho”.


Tem vagas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Estudantes também podem fazer a inscrição pelo www.corenalagoas.org.br .


 

Fonte:
Coren-AL

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais