Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Entidades de profissionais de saúde no ES se mobilizam contra o Ato Médico

Primeira atividade está sendo preparada e deverá reunir grande número de participantes, em Vitória

26.03.2012

Primeira atividade está sendo preparada e deverá reunir grande número de participantes, em Vitória

Representantes dos Conselhos de Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Fonoaudiologia do Espírito Santo começaram a organizar uma forte mobilização com o objetivo de impedir a aprovação do Projeto de Lei 7703/06, conhecido como Ato Médico. A matéria já passou pela Câmara dos Deputados e agora está sendo votada no Senado Federal. A reunião entre as entidades ocorreu no final na última quinta-feira, 22, na sede do Conselho Regional de Psicologia, em Vitória.

Já nesse primeiro encontro foi aprovada a realização de um Ato Público, no dia 9 de maio, a partir das 9h, em frente à Assembleia Legislativa. Haverá carro de som, distribuição de panfleto e contato direto com a população. Quem passar por lá também terá acesso a alguns procedimentos, como aferição da pressão arterial, avaliação nutricional e orientações sobre postura corporal. A intenção é mostrar para a sociedade que a promoção da saúde não depende de uma única categoria profissional. Esse, inclusive, é um dos princípios do Sistema Único de Saúde. “O Ato Médico ameaça o SUS e, portanto, causará prejuízos à população.

O atendimento, tratamento, enfim, o acesso a vários serviços ficará mais difícil porque quase tudo terá que ter avaliação prévia do médico. Por isso, queremos debater o assunto com a sociedade para que ela também se manifeste e defenda seu direito à saúde”, lembrou Antonio Coutinho, presidente do Coren-ES. No site do Coren-ES você também pode se manifestar contra o Ato Médico, assinando a petição que pede a não aprovação da matéria.

Fonte:
Coren-ES

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais