Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Fórum capixaba pelas 30 horas semanais começa a trabalhar com força total

Mobilização e visibilidade. Com esses dois objetivos, integrantes do Fórum 30 horas já! definiram ontem, em Vitória, as primeiras atividades que serão realizadas no estado e a participação da enfermagem capixaba na luta nacional pela redução da jornada de trabalho. O Fórum foi criado no dia 7 de fevereiro e é formado por representantes do Coren-ES, Sindicato dos Enfermeiros, ABEn e Anaten. 

28.02.2012

Mobilização e visibilidade. Com esses dois objetivos, integrantes do Fórum 30 horas já! definiram ontem, em Vitória, as primeiras atividades que serão realizadas no estado e a participação da enfermagem capixaba na luta nacional pela redução da jornada de trabalho. O Fórum foi criado no dia 7 de fevereiro e é formado por representantes do Coren-ES, Sindicato dos Enfermeiros, ABEn e Anaten.
 

O mês de março tem uma data muito especial, que é o Dia Internacional da Mulher. Como todos sabem, as mulheres representam cerca de 85% dos profissionais de enfermagem. As auxiliares, técnicas e enfermeiras são as mais sacrificadas em relação à carga horária justamente porque têm duas ou três jornadas de trabalho, incluindo aí os afazeres de casa e o cuidado dos filhos. Em função disso, o Fórum 30 horas já! quer promover uma atividade no dia 8 de março, ou em outra data próxima, para discutir as condições de trabalho das profissionais de enfermagem  e realizar um movimento de apoio às trabalhadoras da saúde. Tão logo o evento e a data sejam definidos, a categoria será convocada a participar.
 

Na reunião também foi discutida a criação de um site ou um blog no qual todas as ações do Fórum serão divulgadas e, principalmente, para que os profissionais de enfermagem possam interagir, tirar dúvidas, apresentar sugestões, enfim, possibilitar a participação efetiva da enfermagem e trazer o maior número de pessoas para essa luta. As redes sociais também serão utilizadas nesse sentido.
 

Outra ação definida foi a de agendar nova reunião com o secretário da Casa Civil e retomar, agora com mais força, o debate sobre o Indicativo de Projeto do deputado estadual Luiz Durão (PDT), apresentado no ano passado, que institui a jornada de 30 horas no Espírito Santo. O Fórum vai cobrar que seja acatada e devolvida à Assembléia como Projeto do Poder Executivo e articular a sua votação no Legislativo.

 

Todas as atividades de mobilização deverão contar com faixas, banner e até camisas doFórum 30 horas já! “Estamos analisando a possibilidade de produzir várias peças para ajudar a divulgar o Fórum e nossas atividades. A intenção é criar um movimento forte, amplo, para mostrar à sociedade a nossa luta e convencer governo e deputados a aprovarem as 30 horas”, afirmou Antonio Coutinho, presidente do Coren-ES.
 

Brasília
 

O Fórum também começou a organizar a participação da enfermagem capixaba no grande ato que será realizado em Brasília, no dia 11 de abril. A mobilização está sendo articulada pelo Fórum Nacional das 30 horas e deverá reunir milhares de pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Câmara Federal, onde o projeto que institui as 30 horas semanais está pronto para ser votado.
 

“Vamos engrossar a luta lá em Brasília. Os deputados federais não podem continuar com esse corpo mole. Nosso projeto já foi aprovado em todas as comissões permanentes e agora só falta passar pelo plenário. É isso que vamos exigir nessa nova manifestação”, disse a presidente da ABEn-ES, Marcia Souza. Essa mesma disposição foi manifestada pela presidente do Sindienfermeiros, Andressa de Oliveira, que também participa do Fórum.
 

‘Ato Médico’
 

Na reunião, o presidente do Coren-ES também apresentou outro assunto: o projeto do ‘Ato Médico’.  A matéria, que privilegia uma categoria da saúde e desconsidera as demais, está sendo aprovada no Senado Federal. Coutinho informou que já solicitou reunião com senadores capixabas para discutir a questão e tentar mostrar que a população ficará desassistida pelos demais profissionais, comprometendo, assim, os serviços no Sistema Único de Saúde.

 

Fonte:
Coren-ES

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais