Gestação e parto: entenda o conceito de prevenção quaternária

A prevenção quaternária é a prática do princípio de “primeiro não lesar”, um dos fundamentos que orientam as práticas de saúde

19.06.2015

O conceito de prevenção quaternária complementa os conceitos de prevenção primária, secundária e terciária e foi desenvolvido pelo médico generalista belga Marc Jamoulle. Abrange o conjunto de atividades empregadas para identificar pessoas que estejam sob risco de hipermedicalização e reduzir as intervenções desnecessárias ou excessivas a fim de minimizar as iatrogenias (complicações resultantes do tratamento médico). O artigo a seguir aborda a importância da prevenção quaternária na atenção à gestação e parto.

A prática da prevenção quaternária é a prática do princípio de “primeiro não lesar” (primum non nocere), reconhecido como um dos fundamentos que orientam as práticas de saúde. No contexto da saúde materna e perinatal, a prática da prevenção quaternária é indissociável da prática baseada em evidências científicas, da humanização do parto e do combate à violência obstétrica. De acordo com os autores, o enfrentamento da violência obstétrica deve ser encarado como uma questão prioritária para o setor de saúde, pois representa a desumanização do cuidar e a perpetuação do ciclo de opressão feminina pelo sistema de saúde.

Leia a íntegra do artigo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais