Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Nova equipe dos Anjos da Enfermagem no ES está pronta e começa a atuar em breve

Após um processo seletivo que teve início com a divulgação de um edital e seguiu várias etapas, foi formada a nova equipe dos Anjos da Enfermagem. A seleção dos inscritos ocorreu no período de 15 a17 de fevereiro, na Faesa, Campus de São Pedro, na capital capixaba, e foi concluída no último dia 24, com uma visita à Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

29.02.2012

Após um processo seletivo que teve início com a divulgação de um edital e seguiu várias etapas, foi formada a nova equipe dos Anjos da Enfermagem. A seleção dos inscritos ocorreu no período de 15 a17 de fevereiro, na Faesa, Campus de São Pedro, na capital capixaba, e foi concluída no último dia 24, com uma visita à Santa Casa de Misericórdia de Vitória.

Os candidatos foram avaliados por uma banca formada por Adriani Geralda Ribeiro, enfermeira e professora,  Rosangela Fernandes Alves, coordenadora estadual dos Anjos e Kallinca Venturini Araújo, conselheira do Coren-ES. O responsável pela seleção foi o instrutor do Instituto Anjos da Enfermagem, Jonas Fernandes de Meira.

A gestora do programa no Cofen, Marcia Medeiros, saiu de Brasília especialmente para acompanhar o processo.  “O Cofen assinou um termo com o Instituto Anjos  da Enfermagem e repassa recursos para manter suas atividades em 16 estados. Por isso, temos que acompanhar o trabalho, checar se o Instituto está executando o que foi assinado e observar se precisa e o que deve melhorar. Posso atestar que o Espírito Santo tem feito um bom trabalho. Realiza visitas frequentes, assim como todas as campanhas previstas no programa. A coordenadora estadual capixaba é comprometida e o Coren-ES realmente apóia os Anjos”, destacou a representante do Conselho Federal.

Seleção

O primeiro passo para seleção dos novos ‘Anjos’ foram as entrevistas. Dos 15 inscritos, 11 compareceram para responder às perguntas da banca e dizer porque gostariam de ser voluntário no programa. Todos se saíram bem e passaram para a segunda etapa: as oficinas.  

Nessa fase foi explicado como funciona o programa, a postura de um voluntário, a organização e os objetivos do trabalho, o que é ser um ‘anjo’ e dicas de maquiagem. Nas oficinas, os candidatos também  aprenderam como se dá a visita no hospital, quais estratégias utilizar nas diferentes situações encontradas e a importância do planejamento das atividades. Também foram apresentadas as primeiras estratégias, que são os brinquedos terapêuticos, contação de histórias, teatro de fantoches e espetáculo teatral.

No último dia de oficinas, os candidatos aprenderam artes com balões,  pintura, jogos, musicoterapia e mágicas. No período da tarde foi a vez de explicar sobre as campanhas anuais e como funcionam as atividades extra-hospitalares e as festas comemorativas.

Ao final, o momento tão esperado. Foram aprovados oito voluntários efetivos e dois suplentes. Todos são estudantes de enfermagem da Faesa. O resultado foi o seguinte:
 

Adriano Gomes Miranda – Xuxú

Bruna Firmino Campos – Pirulita

Diane Rocha Gusmão – Bananinha

Heide Ribeiro Maciel – Jujuba

Jennifer Caroline Ferreira da Vitória Carneiro – Nanikinha

Juliane Cristina Oliveira – Caramelo

Karina Chagas Rebet – Docinho

Saionara Ferreira Gonçalves – Bombom

Nádia Pimenta da Silva Custódio – Paçoquinha (suplente)

Márcia Helem Guimarães Queiroz – (suplente)

 

Fonte:
Coren-ES

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais