Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen e CNDPI reafirmam parceria em defesa dos direitos da pessoa idosa

Encontro tratou da ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e do fortalecimento de ações conjuntas

09.08.2025

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, e a conselheira Betânia Santos, coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Atenção à Saúde do Adolescente, Adulto e Idoso, receberam, nesta semana, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, a secretária-geral, Ana Lúcia Silva e a conselheira do colegiado, Rosângela Lucinda. 

Durante a visita institucional, Raphael Franco conheceu a nova sede do Cofen e apresentou pauta estratégica de interesse nacional: a ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. O presidente do CNDPI destacou a importância da adesão do Brasil ao tratado, que fortalece a proteção e a promoção dos direitos da população idosa, e solicitou apoio do Cofen para a mobilização junto ao Congresso Nacional. “O apoio do Cofen é fundamental para ampliarmos a mobilização nacional pela ratificação da Convenção. A Enfermagem tem uma presença capilar em todo o país e pode contribuir de forma decisiva para garantir que essa pauta avance no Congresso”, ressaltou.

Manoel Neri acolheu de imediato a demanda, manifestando total interesse em contribuir para o avanço da ratificação. “O Cofen está comprometido em apoiar causas que reforçam a dignidade humana. A ratificação dessa Convenção é um passo essencial para garantir que nossos idosos tenham seus direitos plenamente reconhecidos e protegidos”, afirmou.

O Cofen atua de forma estratégica na valorização da Enfermagem e na defesa dos direitos da pessoa idosa, regulamentando e orientando a prática profissional da Enfermagem para garantir assistência qualificada, ética e humanizada. Por meio de câmaras técnicas, grupos de trabalho e participação em conselhos e fóruns nacionais, o Cofen contribui para o desenvolvimento de políticas públicas, incentiva a capacitação dos profissionais e promove ações que asseguram o cuidado integral à população idosa, fortalecendo o compromisso da Enfermagem com a saúde e a dignidade em todas as fases da vida.

A conselheira Betânia Santos, representante titular do Cofen no CNDPI, reforçou o papel da Enfermagem na defesa desse público. “A Enfermagem está presente em todos os espaços de cuidado e acompanha de perto a realidade da pessoa idosa. Por isso, nossa categoria é uma voz ativa e qualificada para apoiar essa pauta e trabalhar pela sua implementação”, destacou.

Para dar encaminhamento ao tema, a pauta será acompanhada pela assessoria parlamentar do Cofen, que articulará ações conjuntas com o CNDPI.

Ao final do encontro, foi reafirmada a parceria entre o Cofen e o CNDPI, consolidando o compromisso de ambas as instituições em atuar de forma integrada na promoção de direitos, no fortalecimento de políticas de atenção integral e na valorização da dignidade da pessoa idosa no Brasil.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70254-400

61 3329-5800


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais