Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Primeiro curso de Enfermagem da Região Norte comemora 77 anos

Cofen homenageia uma das mais importantes escolas de Enfermagem do país

12.11.2021

Instituição homenageia os envolvidos na luta contra a Covid-19

A equipe da Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (UEPA) celebra, esta semana, 77 anos de existência. Em solenidade com participação de professores, alunos e corpo administrativo do campus de Belém, houve a entrega de uma placa em homenagem aos envolvidos na luta contra a Covid-19. Durante a pandemia, cerca de 1700 pessoas foram atendidas por dia na instituição.

“Nós do Cofen reconhecemos a importância dos campi da Escola Magalhães Barata, pela sua tradição e qualidade em ensino, pesquisa e extensão. Por isso, é com grande carinho que saudamos os profissionais envolvidos nessa história”, afirmou o vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antônio Marcos.

Atualmente, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPA está presente em Belém, Altamira, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Santarém e Curuçá. Por semestre, são formados 500 profissionais na capital e 150 nos demais campi, todos preparados para dar assistência às populações mais carentes, em regiões típicas da região amazônica, como indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Com tradição de sete décadas no aperfeiçoamento à atenção de males como Hanseníase, Malária, Febre Amarela e outras doenças, a escola recentemente atravessou mais um desafio sanitário: antecipar a formatura de profissionais com expertise em atender os primeiros casos de Covid-19 até o processo de imunização.

Segundo a coordenadora da Escola de Enfermagem do campus de Belém, Margarete Bittencourt, o capítulo mais recente da escola foi árduo de se escrever. “Meses de muito trabalho, sem saber se voltaríamos para nossas casas, encarando a morte diariamente. Perdemos cinco dos nossos melhores profissionais. Foi uma dor imensa. Mas também assistimos ao grande “bum” da Enfermagem, que se mostrou a que veio. Finalmente, sentimos o sabor da valorização e gostamos”, comenta a enfermeira.

Escola se tornou um marco da Enfermagem brasileira – A Escola Magalhães Barata foi a primeira a fornecer um curso superior ao estado, e defendida por governantes da época pela necessidade de implantar a formação de profissionais para unidades de saúde da capital Belém e demais centros no interior do Pará. Havia um grande interesse na região, devido ao crescimento da produção de borracha como matéria-prima de armamentos para diversas tropas atuantes na Segunda Guerra Mundial.

Escola se tornou um marco da Enfermagem brasileira

O campus atravessou a linha do tempo, marcando a história do Brasil. Foi inaugurado em 1944, pelo Decreto N° 174, de 10 de novembro, quando doenças tropicais variadas assolavam a população. Na época, era coordenado pela enfermeira canadense Mabel Faust, seguidora do modelo nightingaliano, em referência à Florence Nightingale, renomada enfermeira Inglesa.

Semanas depois, o Decreto N° 181 alterou a sua nomenclatura para Escola de Enfermagem Magalhães Barata, em homenagem ao maior defensor do projeto. Desde então, a escola tornou-se um marco da Enfermagem brasileira. Em 1949, as 16 primeiras formandas colaram grau, em 5 de agosto de 1949. Mais tarde, as enfermeiras passaram a constituir o corpo docente da escola, que gradativamente começaram a fazer parte do Departamento Nacional de Saúde.

O ensino de pós-graduação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) alcançou excelência no decorrer dos anos. Lá, também surgiu a primeira turma de mestrado em Enfermagem, com a parceria da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As instalações do campus ainda estão localizadas no mesmo prédio desde a sua inauguração.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais