Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Samu será ampliado em 5 estados

Ceará não está incluído na lista anunciada pelo Ministério da Saúde, que tem São Paulo, Goiás, Bahia, Paraíba e Pernambuco como beneficiados. Hoje, o programa já beneficia cerca de 110 milhões de pessoas em todo País

21.03.2011

Ceará não está incluído na lista anunciada pelo Ministério da Saúde, que tem São Paulo, Goiás, Bahia, Paraíba e Pernambuco como beneficiados. Hoje, o programa já beneficia cerca de 110 milhões de pessoas em todo País


O atendimento feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será ampliado em cinco estados -na Paraíba, em Pernambuco, São Paulo, Goiás e na Bahia. As informações são da Agência Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde vai repassar
R$ 1,36 milhão por ano para os respectivos fundos municipais das cidade beneficiadas. A pasta informou que a estratégia de regionalizar o serviço permite a inclusão de cidades de pequeno porte na rede de urgência e emergência.


Apenas na Paraíba, 62 municípios serão beneficiados, além de Recife (PE), Itanhaém (SP), Sanclerlândia (GO), Mucuri (BA) e Livramento Nossa Senhora (BA).


Atualmente, o Samu conta com 157 centrais de regulação que organizam o atendimento às urgências e emergências por meio de aproximadamente 2.000 ambulâncias que circulam em todo o país. O serviço está presente em 1.461 municípios, com uma cobertura de mais de 110 milhões de brasileiros.
Desde que surgiu, em 2003, o Samu é considerado, dentro do governo, como um programa fundamental para para mudar o perfil do atendimento de emergências no Brasil.


De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o programa objetiva uma redução no número de mortes, no tempo de internações nos hospitais e nas possíveis sequelas decorrentes de falta de socorro no momento adequado, prestando atendimento em urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população.


Seu conceito prevê uma assistência ao cidadão ainda antes da ambulância chegar. Ao atenderem a ligação, os médicos explicam os primeiros procedimentos às pessoas que ligam pedindo ajuda. De acordo com dados da coordenação do Samu, a população ainda precisa ter mais consciência de que o serviço deve ser acionado somente em casos de urgência. os trotes continuam sendo outro problema para as autoridades. (das agências)
 

Fonte:
O Povo

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais