Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Saúde pública será discutida em Conferência Estadual

A VI Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no período de 17 a 20 de outubro, conta com a mobilização significativa dos municípios do Estado. Das unidades federativas, apenas dez conseguiram realizar em todos os municípios suas conferências. O Amapá foi um deles.

06.10.2011

A VI Conferência Estadual de Saúde, que acontecerá no período de 17 a 20 de outubro, conta com a mobilização significativa dos municípios do Estado. Das unidades federativas, apenas dez conseguiram realizar em todos os municípios suas conferências. O Amapá foi um deles.

Essas conferências fazem parte da primeira etapa do processo que envolve os encontros locais, começando pelos municípios e depois a Conferência Estadual. É no encontro estadual que são eleitos os delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que será realizada no período de 30 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília (DF).

Com o tema “Todos usam SUS”, a VI Conferência Estadual definiu que o acesso com qualidade ao Sistema Único de Saúde é a tônica principal do encontro que mais teve participação na etapa municipal.

O presidente do Conselho Esta-dual de Saúde do Amapá, Roberto Bauer, observa ainda que o tema da Conferência Estadual sintetiza a preocupação central do Ministério da Saúde, “assegurar acesso com qualidade ao Sistema Único de Saúde”.

Escolhas

Por meio da CNS, a população brasileira faz suas escolhas e define propostas sobre a política nacional de saúde no Brasil. Desde 1986, representantes eleitos pela população em todos os estados participam desse processo.

Neste ano, a conferência ressaltará o caráter universal do Sistema Único de Saúde, que foi planejado na conferência de 1986. Até então, o modelo de saúde adotado dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados, os que tinham direito à saúde pública por serem segurados pela previdência social (trabalhadores com carteira assinada) e os que não possuíam direito algum.

Fonte:
Diário do Amapá

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

Entrequadra Sul 208/209, Asa Sul, CEP:70390-100

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais