Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Seminário promovido pelo Coren-BA homenageia a Semana da Enfermagem

Cerca de dois mil profissionais e estudantes de Enfermagem lotaram o auditório Iemanjá no Centro de Convenções da Bahia no dia 18 de maio em Comemoração à Semana da Enfermagem. O evento, promovido pelo Conselho de Enfermagem da Bahia, foi iniciado com a Cerimônia da Lâmpada, conduzida pela Enfermeira Mayra Garcia de Matos e entregue à Dra. Gícele Dórea, Presidente do Conselho.

23.05.2011

Cerca de dois mil profissionais e estudantes de Enfermagem lotaram o auditório Iemanjá no Centro de Convenções da Bahia no dia 18 de maio em Comemoração à Semana da Enfermagem. O evento, promovido pelo Conselho de Enfermagem da Bahia, foi iniciado com a Cerimônia da Lâmpada, conduzida pela Enfermeira Mayra Garcia de Matos e entregue à Dra. Gícele Dórea, Presidente do Conselho. Como símbolo da Enfermagem, a manutenção da chama caracteriza a necessidade da vigilância e a passagem desta lâmpada de uma Enfermeira para outra, a não interrupção no processo de cuidar em Enfermagem, necessários à qualidade da assistência que deve ser dada aos pacientes.


Com o Tema central “A qualidade da Enfermagem e o cuidar nos novos tempos”, Dra. Gícele Dórea parabenizou todos os profissionais do setor, enfatizando a necessidade da busca de conhecimentos importante para o aprimoramento profissional, diante dos constantes desafios do mercado de trabalho e frente a velocidade dos avanços tecnológicos e científicos da atualidade.


No período da manhã, temas como Qualidade de Vida no trabalho: Você tem tempo para ser feliz? e Assédio Moral foram apresentados pelas psicólogas Dra. Silvia Maria Barreto da Silva, especialista em Administração, Psicóloga clínica e terapeuta cognitiva, Docente dos Cursos de Enfermagem e Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e Dra. Verônica Côrtes, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e do Trabalho,Docente da UNIVASF respectivamente. As palestrantes convidaram os participantes a refletir sobre a qualidade de vida que todos merecem ter, enfatizando as maneiras existentes para identificar eventuais ou freqüentes “abusos de autoridade” no nosso dia a dia e principalmente no ambiente de trabalho.



À tarde, o evento contou com a presença da Dra. Maria de Jesus Harada, Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UNIFESP, Membro da REBRAENSP, Pólo São Paulo, que proferiu palestra sobre os Dez passos para segurança do paciente e Dra. Márcia Perrucho, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade UNIME , Profª da Pós Graduação em UTI e Emergência da Faculdade Social e Mestra em Enfermagem pela UFBA, que abordou a Qualidade da formação profissional X Assistência de Enfermagem.


Participaram do evento os ANJOS DA ENFERMAGEM – NÚCLEO BAHIA, formado por acadêmicos de enfermagem da UNIME e da FACULDADE BAHIANA DE ENFERMAGEM, voluntários, que no seu dia a dia desenvolvem atividades com crianças portadoras de câncer nos hospitais Martagão Gesteira e Aristides Maltez. De forma lúdica nos apresentaram a peça “CHAPEUZINHO VERMELHO”, num cenário hospitalar.


Para finalizar o evento, foi realizado o sorteio de três passagens aéreas para o 14º CBCENF, que acontecerá em Curitiba de 8 a 11 de agosto e um ano de assinatura da Revista Nurse. Os participantes se deliciaram com a apresentação musical do músico Felipe Grimaldi e mais 3 integrantes.


Com a realização de um Evento deste porte, o COREN-BA firma mais uma vez o seu compromisso com os profissionais em lutar por uma Enfermagem mais capacitada e mais unida para efetivamente participar da história e do crescimento da Enfermagem Brasileira. Aproveitando este espaço, O Coren-BA agradece a DEUS, a todos os colaboradores que não mediram esforços para o êxito deste evento e a vocês profissionais homenageados, pela presença e demonstração de garra, coragem e confiança no futuro.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais