Um ano atrás, enchentes no RS mobilizaram ação humanitária que uniu a Enfermagem do Brasil

Gabinete de Crise instalado pelos Conselhos de Enfermagem distribuíram 110 toneladas de doações para mais de 11 mil profissionais da categoria e seus familiares

02.05.2025

Em 1º de maio de 2024, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem instalou um Gabinete de Crise e colocou em marcha o programa humanitário SOS Chuvas, para prestar apoio humanitário aos profissionais de Enfermagem atingidos pelas enchentes históricas que castigaram o Rio Grande do Sul.

Liderada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Equipe de Resposta Rápida (ERR) mapeou profissionais atingidos, recolheu doações de primeira necessidade e foi ao encontro desses colegas e de suas famílias.

No momento em que essas pessoas mais precisaram de ajuda e apoio emocional, 135 voluntários da ERR percorreram 82 municípios para entregar 110 toneladas de alimentos, roupas, calçados e produtos de higiene pessoal para 11.396 profissionais de Enfermagem e seus familiares.

Um ano depois, a reconstrução continua. A Enfermagem gaúcha se levantou ainda mais forte e o episódio ficou marcado como um dos maiores gestos de união e força da categoria. Entretanto, as cidades atingidas e suas populações seguem vulneráveis, pois estruturalmente pouca coisa mudou.

A partir dessa experiência, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem segue estimulando a criação de ERRs em todo o país, para manter a organização preparada para prestar apoio humanitário aos profissionais da categoria em situações de crise e calamidade pública.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais