Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Vilões invisíveis

Doenças transmitidas por meio de alimentos contaminados são um dos principais problemas de saúde pública. Com a notícia de mais de 20 mortes causadas por um tipo violento de bactéria - a E.coli, que afetou cerca de 2,2 mil pessoas em 12 países, sobretudo na Alemanha -, crescem os alertas sobre os cuidados com o que colocamos no nosso prato.Apesar das chances remotas de a superbactéria chegar ao Brasil, especialistas afirmam que o risco de infecções alimentares por outros microorganismos não deve ser minimizado.

04.07.2011

Doenças transmitidas por meio de alimentos contaminados são um dos principais problemas de saúde pública. Com a notícia de mais de 20 mortes causadas por um tipo violento de bactéria – a E.coli, que afetou cerca de 2,2 mil pessoas em 12 países, sobretudo na Alemanha -, crescem os alertas sobre os cuidados com o que colocamos no nosso prato.
Apesar das chances remotas de a superbactéria chegar ao Brasil, especialistas afirmam que o risco de infecções alimentares por outros microorganismos não deve ser minimizado. Na maior parte das vezes, eles não causam problemas, mas, quando a higiene não ajuda, os microorganismos se proliferam na comida e provocam um grande estrago.


Náuseas, vômitos e diarreia são sintomas comuns de quem já sofreu com intoxicação alimentar. E pouca gente não contabiliza ao menos um episódio ao longo da vida. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 117 mil brasileiros adoeceram e 64 morreram entre 1999 e 2008 devido a complicações das intoxicações alimentares.


 

Fonte:
Diário de Santa Maria

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais