02/09/2022

Agência alemã finaliza recebimento de candidaturas de enfermeiros

Devido à grande procura, agência federal encerrou o recebimento de candidaturas para as vagas, disponibilizadas por meio de acordo de cooperação técnica com o Cofen

Acordo de cooperação técnica traz segurança jurídica

Devido à grande procura de enfermeiros brasileiros, a Agência Federal de Emprego Alemã (Bundesagentur für Arbeit) finalizou o recebimento de candidaturas para as primeiras vagas de trabalho disponibilizadas por meio de acordo de cooperação técnica com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). As candidaturas já recebidas pela Agência serão processadas normalmente.

O acordo proporciona condições estruturadas, benefícios financeiros e critérios transparentes para emigração de trabalhadores que desejam exercer a profissão e obter um visto de residência na Alemanha.

Em caso de seleção, os custos para aprendizagem do idioma, ainda no Brasil, são integralmente bancados pelos empregadores, inclusive com ajuda de custo aos selecionados. Após a aprovação em teste do idioma, os candidatos podem imigrar, com passagens pagas pelo empregador, atuando inicialmente como assistentes de Enfermagem, até a validação do diploma.

A Enfermagem na Alemanha é uma profissão de nível médio, com atribuições menos complexas em comparação ao Brasil e a maioria dos países. É marcada ainda por uma escassez de força de trabalho, fato que impulsiona a busca por parte do governo local de profissionais em outros países.

Fonte: Ascom - Cofen