19/09/2022

Butantan entrega 1 milhão de doses da CoronaVac para vacinação infantil

Vários estados e o Distrito Federal sofrem com desabastecimento do imunizante, único aprovado para crianças de 3 a 5 anos.

O Instituto Butantan entregou, nesta segunda-feira (19),  1 milhão de novas doses da vacina CoronaVac, único imunizante aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19. O Ministério da Saúde informa que as doses vão passar agora por trâmites logísticos e por controle de qualidade para, então, serem distribuídas a todos os estados e ao Distrito Federal.

A vacinação em massa reduziu drasticamente a mortalidade por covid-19 no Brasil. Considerada relativamente mais branda em crianças, a Covid-19 pode se agravar também nesta faixa etária. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) recomenda a imunização.

Desde o início da pandemia, a Covid-19 matou duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil, segundo levantamento divulgado pela Fiocruz. Ao todo, 599 crianças nessa faixa etária faleceram pela Covid-19 em 2020. Em 2021, quando a letalidade da doença aumentou em toda a população, o número de vítimas infantis saltou para 840. Ao todo, 1.439 crianças de até 5 anos morreram por Covid-19 nos dois primeiros anos da pandemia no Brasil.

Fonte: Ascom - Cofen, com informações do Instituto Butantan e da Fiocruz