25/02/2019

Cofen cria Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental

Criação foi aprovada pela plenária do Cofen

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a criação da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental, pela Decisão Cofen nº 0031/2019, que vai assessorar o plenário sobre políticas públicas, marcos normativos e contribuir para melhorar a assistência e a formação dos profissionais de Enfermagem que atuam na área.

A criação da Comissão Nacional de Enfermagem e Saúde Mental busca consolidar com evidências, assegurar a autonomia profissional e a qualidade da assistência no Brasil. A atuação da Enfermagem é imprescindível para a promoção, prevenção, manutenção e reabilitação em Saúde Mental. A resolução do Cofen traz parâmetros para uma assistência de Enfermagem segura e humanizada, proporcionando segurança jurídica à categoria. A Resolução Cofen 599/2018 aprova a atuação da equipe de Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria.

Carta de Campinas – A criação da comissão foi um dos pontos debatidos no 2º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental, realizado durante 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), com apoio do Cofen. O encontro aprovou a Carta de Campinas, que traz propostas de aprimoramento em Saúde Mental.

Leia na íntegra a Carta de Campinas.

Fonte: Ascom - Cofen